Fosfateira é impedida de se instalar em SC
30/09/2009
Governo Federal investe R$ 500 mil para criação de Design House em Santa Catarina
30/09/2009

Evento em Florianópolis apresenta programas de apoio à internacionalização de empresas de tecnologia

Os principais programas existentes atualmente no Brasil para apoio e estímulo à internacionalização de empresas catarinenses de tecnologia da informação e comunicação serão apresentados na próxima terça-feira (dia 06/10), em Florianópolis, em um evento gratuito promovido pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE). Este ano, apesar do impacto da crise financeira, as exportações brasileiras de software e serviços cresceram cerca de 36% em relação a 2008, quando o mercado contabilizou U$ 2,2 bilhões para a Balança Comercial, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

Apesar do balanço positivo para o setor de tecnologia, a crise passou a exigir mais preparação para as empresas que atuam ou pretender atuar no mercado externo. Nesse momento, a informação é um importante diferencial. “O evento tem como objetivo apresentar os diversos projetos, iniciativas e ferramentas de apoio à internacionalização de empresas de tecnologia existentes no Brasil e em Santa Catarina e oferecer aos participantes uma oportunidade única de relacionamento e capacitação, relativamente ao processo de internacionalização de suas empresas”, afirma Ivan Boeing, consultor regional do programa Brazil IT e profissional com mais de 25 anos de experiência e internacionalização.

O Brazil IT será um dos programas apresentados no evento. Iniciativa financiada pela Agência de Promoção de Exportação e Investimentos (APEX/BRASIL), elaborada e executada pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), o programa é aplicado em Santa Catarina pela ACATE. O projeto estimula a criação de competências para promover as exportações brasileiras de tecnologia e oferece benefícios como consultoria para apoio à geração de negócios, montagem de banco de dados sobre oportunidades comerciais em software e serviços, elaboração de pesquisa de mercado e posicionamento de produtos e apoio à produção de material de marketing, à internacionalização e à localização de produtos e serviços.

O Projeto de Promoção da Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas Catarinenses será outro programa apresentado. Executado por um Escritório de Negócios Internacionais (ENI) instalado na incubadora CELTA, esta iniciativa tem como objetivo inserir um grupo de pequenas empresas catarinenses no mercado internacional pela realização de parcerias voltadas ao desenvolvimento e a dinamização da capacidade exportadora das mesmas. Além de realizar ações de consultoria, o ENI ainda atua promovendo parcerias por meio de encontros entre empresas catarinenses e empresas no Exterior. São alvos do projeto os países da Europa e América Latina.

Outro programa voltado para empresas de menor porte que será apresentado no evento é o Emerging Players, resultado de uma parceria entre a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e a APEX. A proposta é implementar um programa de promoção de exportações e de investimentos que impulsionem a capacidade de geração de negócios das empresas de tecnologia. Os mercados alvos do programa são: EUA, México, França, Reino unido, Alemanha, Portugal, Espanha e Colômbia.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) irá explicar o funcionamento do Start Export, programa pioneiro no Brasil, implementado em 2004 e oferece suporte para indústrias catarinenses que são iniciantes na exportação – eventuais exportadoras, exportam de forma contínua volumes reduzidos ou que ainda não exportam, mas que têm a exportação em seu planejamento para os próximos anos. A metodologia do Start Export prevê a realização de quatro principais etapas, executadas nas empresas ao longo de doze meses: diagnóstico da capacidade exportadora, capacitação empresarial, plano de ação para exportação e assessoria em exportação.

As empresas catarinenses também poderão conhecer melhor o Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Até maio de 2010, o PEIEX envolverá diversas ações para incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora em micro, pequenas e médias empresas integrantes do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação de Santa Catarina. O responsável pela coordenação do programa no Estado é o Instituto Gene, de Blumenau.

O Banco do Brasil também irá apresentar no evento as linhas de financiamento disponíveis para exportação. E a AIESEC Florianópolis irá explicar como funciona o seu programa de intercâmbio profissional. A entidade atua há sete anos em Santa Catarina com um modelo desenvolvido em todo o mundo pelas unidades de 107 países.

O evento ainda trará a palestra “O mundo ficou plano e vai achatar o seu quintal – porque a internacionalização é a única forma de sobrevivência num mundo cada vez mais globalizado”, do especialista Robert Janssen, co-responsável nos últimos 10 anos pelo planejamento estratégico para desenvolvimento de mercado internacional e exportação das empresas associadas à SOFTEX. A empresa Suntech também irá apresentar o seu case de internacionalização.

O consultor Ivan Boeing ministrará a palestra “Internacionalização das empresas de TIC, programa de apoio e capacitação de empresas”. De acordo com o consultor, atualmente as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas para se consolidarem internacionalmente são o desconhecimento dos processos e procedimentos, a falta de informação e de apoio institucional, a dificuldade de acesso a linhas de crédito e financiamento, os bloqueios culturais, além do desconhecimento das legislações, barreiras técnicas existentes e burocracia excessiva.

Dificuldades também inerentes às empresas catarinenses. Porém estas ganham destaque no cenário nacional. “As empresas catarinenses estão inseridas num Estado que tem uma tradicional e forte vocação internacional, gozam de uma pré-disposição natural para atuar no mercado externo e isso é ainda mais forte no setor de tecnologia. A existência de uma massa crítica de empresas do setor, já atuantes no mercado internacional, e um forte apoio institucional reforçam ainda mais está vocação”, avalia Boeing.

SERVIÇO

O que: Internacionalização de empresas de TIC – programa de apoio e capacitação de empresas
Quando: 06/10/2009 – das 08h30 às 18h00
Onde: Auditório Ático da ACATE – Rua Lauro Linhares, 589, Trindade, Florianópolis
Inscrições: Gratuitas pelo site www.exportacao.tangu.com.br
Mais informações: (48) 2107 2729 e eventos@acate.com.br

(Acate, 29/09/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Ana Paula disse:

    é uma pena que um projeto deste alcance esteja parado, pois os consultores estão sem receber há meses!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *