Em jogo, a água de Pilões
19/08/2009
A rua como o princípio
19/08/2009

Folclore ilhéu em exposição no Floripa Shopping

Quadros, peças de barro, cerâmica e papel machê materializam os personagens da cultura açoriana e contam a história da Ilha da Magia. Além da mostra e de oficinas, que ensinam a criar os objetos em exposição, a artista plástica Janete Virissimo está pintando ao vivo no shopping

O Floripa Shopping abre espaço para mais uma exposição, que vai reunir “Folclore – Cultura e Arte”, até o dia 23 de agosto. A mostra é uma parceria entre artistas, artesãos, rendeiras e lojas do shopping, que se uniram para mostrar a história de uma cultura rica em detalhes.

O caminho percorrido pelo povo açoriano para chegar em Santa Catarina, no século XVIII, plantou raízes na cultura de Florianópolis e rende frutos até hoje ao influenciar no cenário cultural da região. A tradição do artesanato açoriano pode ser apreciado de diversas maneiras como nos trançados de rede, rendas de bilro e também por meio das peças de arte, que representam os costumes locais. A exposição do Floripa Shopping reúne quadros da artista Janete Virissimo, peças de barro, cerâmica e papel machê em formato de personagens do folclore como bernúncias, maricotas e festas do divino. Objetos como pipas, bandeirinhas, pilão, rede de pesca e um boi-de-mamão em tamanho real fazem parte da decoração.

Entre as peças, a cultura açoriana está exposta em textos explicativos, para que os visitantes compreendam a importância que cada objeto tem na história local. O boi-de-mamão, por exemplo, é uma figura do folguedo, que morre durante a apresentação e é ressuscitado com o auxílio de um médico benzedor. A bernúncia é uma figura fantasmagórica, que teria sido inspirada na figura do dragão celeste chinês; durante a apresentação, ela investe sobre o público engolindo crianças e, em seguida, dando à luz a uma bernuncinha. A maricota é uma mulher altíssima, vaidosa e desengonçada, que dança rodopiando e esbarrando seus enormes braços no público. Esses e outros personagens fazem parte da mostra gratuita do Floripa Shopping até o dia 23 de agosto.

Para entrar no clima, o som ambiente traz a música da apresentação do boi-de-mamão; outra maneira de reatar o folclore de Florianópolis, comenta Monica Freitas, gerente de marketing do Floripa Shopping. “A exposição tem como objetivo mostrar a rica cultura açoriana de uma forma leve, por meio de quadros, música e objetos típicos. Tudo para ampliar o conhecimento e a admiração pelas raízes dos manezinhos da Ilha”, alega Monica.

Além da mostra, a artista plástica Janete Virissimo fica todos os dias, no espaço da exposição no Floripa Shopping, pintando seus quadros ao vivo, das 14h às 22h. Haverá também oficinas de papel machê para crianças nos dias 20, 21 e 22, das 10h às 12h. A exposição “Folclore – Cultura e Arte” será entre os dias 18 e 23 de agosto, na sala 219 – Piso L2.

SERVIÇO

O que: Folclore ilhéu em exposição no Floripa Shopping

Quando: De 18 a 23 de agosto

Onde: Floripa Shopping – Sala 219, Piso L2 (em frente à Praça Central)

Quanto: Gratuito

Mais informações: Floripa Shopping – www.floripashopping.com.br

(DeOlhoNaIlha, 19/08/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *