Associação lança guia ambiental
22/07/2009
Guard-rail menor nas pontes
22/07/2009

Caminhadas sem tropeços

Projeto que prevê calçadas padronizadas começou pelo Campeche

Calçadas irregulares, esburacadas ou inexistentes estão com os dias contados no Bairro Campeche, Sul de Florianópolis. Um programa de acessibilidade da prefeitura pretende padronizar os passeios da região e futuramente da cidade, com pisos que auxiliam na locomoção de cegos. Ontem, fiscais distribuíram fôlderes com informações para moradores.

O titular da secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp), José Carlos Rauen, afirmou que todas as calçadas seguirão o padrão sugerido, com pisos cinzas e os táteis vermelhos. Ele esclareceu que o passeio é responsabilidade do dono da casa.

Mas amenizou ao afirmar que está tentando um convênio com a Caixa Econômica Federal para conseguir verba para os moradores e com empresas de construção civil, para comprar o material necessário.

O programa iniciou ontem, no Bairro Campeche, que foi escolhido como projeto-piloto pela prefeitura, por causa do crescimento desordenado da região.

– O Campeche cresceu muito e em muitas casas não há nem calçadas, dificultando a locomoção das pessoas – observa o secretário.

Rauen informou que são 34 mil moradores no bairro, o equivalente a 10 mil residências. Todas serão visitadas pelos fiscais, que entregarão um fôlder com informações sobre o novo piso.

– Depois disso o morador pode ir até a Intendência do Campeche pedir orientações. Ainda não foi definido um prazo para a colocação dos pisos novos, mas acredito que daqui a seis meses começaremos a fazer as exigências – avisou Rauen.

Visitas começam pela Rua Gramal

O secretário acrescentou que as construções novas já terão de adotar o modelo.

O trabalho dos ficais começou pela Rua Gramal. O intendente, Vanderlei Farias, disse que a rua tem bastante movimento de pedestre e muitas casas sem calçadas.

Moradora há 23 anos do bairro, Geni Casagrande Pereira recebeu a visita dos fiscais na manhã de ontem e afirmou que a iniciativa é interessante. Mas ela acredita que a prefeitura deveria ajudar com as despesas.

Serviço
> Mais informações na Intendência do Bairro Campeche
> Avenida Pequeno Príncipe, ao lado da Escola Brigadeiro Gomes
> Telefone: (48) 3237-4224

(DC, 22/07/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. LAURI FURLAN disse:

    SOU MORADOR DA RUA PROF EMANOEL PAULO PELUSO, COM CALÇADA PARA PEDESTRE IRREGULAR, FORA DO PADRÃO DESCRITO ACIMA, NESTE MOMENTO UM MORADOR APROXIMADO AO NUMERO 300, ELEVA A CALÇADA APROXIMADAMENTE 30 CM ACIMA DO MEIO FIO, PIORANDO MAIS O TRANSITO DE PEDESTRES, AOS DEFICIENTES NEM PENSAR TOTALMENTE IMPOSSIVEL.
    LEMBRO QUE NA RUA NÃO TEM LOMBADAS, COM TRANSITO DE VEICULOS BEM INTENSO, MUITOS COM VELOCIDADE BEM PREOCUPANTE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *