Vídeo Floripa 2030: Cenários
02/03/2009
Aleluia
03/03/2009

Baseada em informação do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, a série de censos demográficos existentes mostra que a população de Florianópolis vem experimentando sucessivos incrementos, tendo crescido 3,5 vezes nos últimos 40 anos. Uma análise mais detalhada desses dados demonstra uma urbanização acelerada, tanto em Florianópolis como em sua Região Metropolitana, decorrentes do declínio do setor primário, do êxodo rural e da atração exercida pela costa catarinense.

Como conseqüência, o cenário de crescimento populacional exige reconsiderar o padrão de ocupação atual. Com uma expectativa de 1.300.000 habitantes e a baixa capacidade de suporte ambiental da ilha, será necessário repensar e redirecionar a localização do acréscimo de população previsto.

Veja o vídeo editado pelo Estado de Excelência para a internet no YouTube.

Cenários

Distinguir o essencial do dispensável é definir estratégias para alcançar o destino desejado. Elaborar participativamente essas estratégias é envolver a muitos para melhorar e legitimar essa perspectiva de vida e território.

Floripa 2030 é o início de um caminho seguramente fecundo para instalar as estratégias já configuradas no contexto mais amplo dos atores sociais de Florianópolis e começar a busca por maiores consensos no marco generoso e integrado dos municípios da região.

Veja o vídeo editado pelo Estado de Excelência para a internet no YouTube.

5 estratégias de desenvolvimento

FLORIPA 2030 é um processo de construção de estratégias articuladas entre si e orientadoras do desenvolvimento sustentável de Florianópolis e sua região.

Surgiu da necessidade de segmentos da sociedade, entre eles o acadêmico, o público e o empresarial, de visualizar cenários estratégicos para Florianópolis na Região em 2030, de maneira a considerar as grandes demandas populacionais, sociais, econômicas, ambientais, em síntese de desenvolvimento sustentável, compatíveis com a melhoria da qualidade de vida e dos limites de sua capacidade. Para tanto se reuniu, entre junho e setembro de 2008, um número destacado de instituições públicas e privadas com o objetivo de produzir o documento denominado FLORIANOPOLIS 2030, ESTRATEGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, que define aquelas estratégias e suas formas de atuação e implementação.

Veja o vídeo editado pelo Estado de Excelência para a internet no YouTube.

(Raimundo Martins, Estado de Excelência exibido pela TVBV, 12/01/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *