Casan quer expandir o sistema de aproveitamento
24/03/2009
Especialistas apresentam propostas para melhorar o trânsito em Florianópolis
24/03/2009

Artigo escrito por Sérgio Grando, Deputado Estadual, representante Brasileiro no 5º Fórum Mundial da Água (DC, 22/03/2009)

Mais do que nunca, aqui em Istambul (Turquia), no 5º Fórum Mundial da Água, os mais de 20 mil participantes de todas as partes do mundo discutem a necessidade de descentralização na gestão do uso da água. Descentralização que deve contar com uma intensa participação popular no gerenciamento de microbacias até as bacias hidrográficas transfronteiriças em que a utilização da água gera tensões e conflitos.

A água deve ser cada vez mais o agente e a causa da paz e da cordialidade entre os povos. Ser agente de saúde na forma de saneamento e no cultivo de alimentos.

Deve gerar sustentabilidade do planeta e, através dela e em seu nome, a responsabilidade de políticas públicas para o desenvolvimento, seja no transporte, na produção de energia, ou seja, no âmbito social ou ambiental, na sua maior transversalidade científico-ambiental e democrático-político.

Paralelo ao 5º Fórum Mundial da Água ocorre o encontro de parlamentares, com representantes de muitos países, com o objetivo de pressionar para a adoção de práticas e a definição de uma legislação sobre o assunto visando à águia e à paz, sensibilizando o órgão máximo, ou seja, a ONU, para adoção de um protocolo mundial, a exemplo do Protocolo de Kyoto, criado para fazer frente ao aquecimento global.

Esperamos que a Organização das Nações Unidas convoque todas os países para criar em nível mundial o Protocolo da Água.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *