Agenda: 01 a 07 de dezembro de 2008
28/11/2008
Florianópolis sofre ameaça de novos deslizamentos
01/12/2008

Maior fórum mundial do turismo recebe apoio do governo federal

Em audiência realizada na tarde da última quinta-feira no Palácio do Planalto, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, informou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o Brasil sediará, em 2009, o encontro dos maiores executivos de turismo do mundo.Trata-se da reunião anual do WTTC (Conselho Mundial de Turismo e Viagem), que ocorre de 14 a 18 de maio, em Florianópolis (SC).

De acordo com o presidente, o governo federal dará todo o apoio para que o evento seja “inesquecível”. “Vamos mostrar nosso potencial ao mundo e também aprender com a experiência de outros países”. Na avaliação dele, o turismo é um setor que contribui para a evolução cultural das pessoas ao mesmo tempo em que mobiliza a economia, gerando emprego e renda. Para Barretto, a realização de um evento dessa importância no Brasil é uma “oportunidade única” de mostrar o potencial turístico do país aos maiores investidores mundiais do setor. “O Brasil é uma das potências emergentes do turismo internacional e destino seguro para investimentos no setor. Vamos mostrar isso aos participantes do evento”, disse o ministro. Lula também recebeu o presidente do WTTC, Jean-Claude Baumgarten, que veio ao Brasil especialmente para o encontro. “Durante o WTTC, os países-sede tornam-se o centro das mais importantes decisões do turismo mundial. Em 2009, o Brasil cumprirá este papel”, afirmou Baumgarten.

A presidente da Embratur, Jeanine Pires, o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique Silveira, também estiveram presentes, além de deputados e senadores ligados ao turismo.

“O encontro anual do WTTC cumpre o papel fundamental de promover um grande debate em torno de questões importantes do turismo mundial, além de discutir o papel da parceria público-privada na dinamização da economia do setor”, ponderou Jeanine.

Sobre o WTTC

Esta será a primeira vez que a reunião ocorre na América Latina. Realizado desde 2001, o fórum já esteve na Jordânia, Suíça, Portugal, Catar, Índia, Estados Unidos e nos Emirados Árabes. Para a próxima edição são esperadas cerca de 800 pessoas, dentre elas, os principais executivos e formadores de opinião do turismo mundial.

Fundada em 1990, a WTTC é uma entidade internacional formada por presidentes, executivos e líderes das 100 maiores empresas dos diversos ramos da indústria turística (hotéis, locadoras de veículos, companhias aéreas, seguradoras, etc). O objetivo principal é promover a integração entre o setor público e privado e chamar a atenção para o papel do turismo como uma das maiores indústrias do mundo. Hoje o setor emprega aproximadamente 231 milhões de pessoas e gera cerca de 10,4% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial.

(Jornal de turismo, FlorianopolisCVB, 01/12/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Ola Boa Tarde
    É com muito prazer que venho atrávez deste anuncio, oferecer os serviços de hospedagem em minha pousada, que fica localizada a950m do Costão do Santinho Resort, onde estará sendo promovido o WTTC entre 14/05/2009 a 18/05/2009.

    Consultenos
    55(48) 3369-5986

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *