Demolições no Sul da Ilha
05/11/2008
Seminário leva debate à comunidade da Lagoa do Peri
05/11/2008

Orquestra Sinfônica das Comunidades faz apresentação gratuita em shopping da Capital

Muita sensibilidade, alegria e reflexão é o que a Orquestra Sinfônica de Comunidades trará no próximo domingo, dia 9, em mais uma apresentação do Circuito Catarinense de Orquestras 2008. O concerto promete emocionar o público com clássicos natalinos, interpretados por 70 jovens de comunidades carentes, com idades entre 8 e 18 anos.

A apresentação, que tem entrada franca, acontece a partir das 19h, na parte externa do Floripa Shopping, durante a chegada do Papai Noel e lançamento da decoração natalina. “No concerto serão apresentadas músicas clássicas do Natal, já que estamos em uma época onde as pessoas começam a se preparar para as Festas. Vai ter muita emoção”, explica o maestro da orquestra, André Calibrina.

A Orquestra Sinfônica das Comunidades nasceu em 2003 e tem como objetivo profissionalizar jovens, matriculados na rede pública de ensino e com renda familiar de até dois salários mínimos, na carreira musical. Um total de 21 comunidade participam do projeto, tendo aulas em espaços cedidos por escolas e associações de moradores. Para Calibrina, jovens que participam do projeto têm a opção de seguir uma carreira na área musical, não apenas por aprenderem uma profissão, mas por estarem capacitados para enfrentar provas teóricas e práticas das faculdades de Música.

Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e apoio do Funcultural, o Circuito Catarinense de Orquestras está em sua segunda edição e prevê apresentações em diversas regiões catarinenses até dezembro.

Sobre o maestro – André Calibrina iniciou seu trabalho musical com as comunidades de Florianópolis após chegar do Rio de Janeiro, em 1984, quando foi aprovado no concurso para tocar tuba na Banda da Aeronáutica. No final de 1999, quando assistia o ensaio da escola de samba Embaixada Copa Lord, viu uma de suas dirigentes com um grande grupo de crianças da comunidade do Mont Serrat. Surgiu então a idéia de levar o ensino musical aos morros da cidade, para envolver crianças e adolescentes num grande projeto artístico e social.

(Revista MekingOf, 05/11/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. jhonata disse:

    Olá sou do brasil me chamo jhonata tenho 16 anos estudo violino desde o ano de 2001 no conservatório de minha cidade em Uberlândia Minas Gerais brasil.
    tenho como objetivo em minha vida ser um grande solista e um profissional e claro. no brasil as condições financeiras para se ingressar em uma escola e se formar no exterior são muito difícil apenas aqueles quem tem famílias ricas conseguem seguir sua carreira como musico por esse motivo venho lhe pedir uma bolsa por não ter condições de me manter em seu pais sei que poderão fazer o possível pois eu já Fasso procuro bolsa já a 2 anos e até hoje nada aguanto isso tenho que ficar estudo com a esperança de que um dia Deus e a sorte possam me ajudar obrigado. espero respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *