Semana para festejar o livro e a biblioteca
17/10/2008
Cem anos de Cascaes
17/10/2008

Vamos falar de Cultura?!

Informamos que estaremos realizando as primeiras Oficinas Culturais em solo catarinense e, que acontecerão entre os dias 21, 22, 23 e 24 de outubro. A empresa Viva Cultura (RJ) do empresário, ator, diretor teatral e Produtor Cultural Vagner Souza (RS) têm a grata satisfação de iniciar uma itinerancia pela Região SUL a começar pela Grande Florianópolis.

As “Oficinas de Formatação de Projetos Culturais e Lei Rouanet” terão como local o Centro de Eventos Terra Firme – São José, SC. Igualmente, nos colocamos à disposição para o fornecimento de qualquer informação complementar às descritas neste documento.

1.Informações gerais das oficinas

Evento: “OFICINA DE FORMATAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS E LEI ROUANET”
Facilitador: Vagner Souza/RJ.
Realização: Viva Cultura.
Produção Executiva em SC: Beth Krás.
Cidade de realização: São José
Período de realização: 21 a 24 de outubro de 2008 – 3 Turmas
Público alvo: Agentes culturais, programadores artísticos, grupos e companhias de arte e cultura, prefeituras, departamento de marketing, universitários e interessados em geral.

1. OBJETIVO GERAL:

Proporcionar informação, discussão e reflexão acerca da importância de uma gestão estratégica de projetos culturais, fornecendo noções sobre elaboração e formatação de projetos de natureza cultural.
2. JUSTIFICATIVA:

2.1. A NECESSIDADE DE BONS PROFISSIONAIS:
A produção cultural em nosso país geralmente acontece sem planejamento e até mesmo sem a análise da relação custo x benefício. Assim, esforço e tempo são muito maiores do que o necessário. Por outro lado, os profissionais da área de marketing encontram grandes dificuldades em analisar os projetos culturais propostos. É preciso apresentar os retornos publicitários e promocionais aos seus clientes e os benefícios reais concedidos pelo uso das leis de incentivo à cultura.
É imprescindível a formação de profissionais da área cultural e, ao mesmo tempo, fornecer bases reais aos profissionais de marketing das empresas.
A “Oficina de Formatação de Projetos Culturais e Lei Rouanet” foi elaborada pelo Produtor Cultural Vagner Souza visando suprir uma necessidade de informar acerca da elaboração e formatação de projetos de natureza cultural. A oficina terá duração de 16h/aulas (ministradas em 04 dias).
2.2. O QUE FAZ UM GESTOR CULTURAL?
É a pessoa que cuida da elaboração de projetos artístico-culturais, do seu planejamento, execução e controle de eventos dos mais diferentes segmentos culturais como: feiras, congressos, encontros, seminários, workshops, exposições, shows, festas, encontros etc., providenciando tudo o que for necessário para o sucesso do acontecimento.
2.3. QUAL O PERFIL DESSE PROFISSIONAL?
Acima de tudo, deve ser uma pessoa que gosta do que faz. Meticulosa, organizada e atenta aos detalhes. Deve ser ainda desembaraçada, saber coordenar pessoas e ouvir o cliente.

3. BREVE CURRÍCULUM DO FACILITADOR:

VAGNER SOUZA (1975) é natural da cidade de Alegrete/RS, (Atualmente reside na cidade de Petrópolis/RJ). É pedagogo, arte – educador, dramaturgo Coathing de Projetos e Produtor Cultural. Atua em teatro há mais de 20 anos e dirige há 10 anos. Entre os mais de 30 espetáculos encenados e dirigidos por Vagner Souza destacamos “O ciclo da adolescência”, premiado pela atuação e direção; grande sucesso de público e de crítica do teatro gaúcho (1994), “Entre nós” (1996) e “Amanheceu lá fora”, “Lembra-te de mim” (2001). Foi Agente de Cultura e Lazer do SESC/RS por seis anos liderando ações de produção e formação cultural. Em Petrópolis, dirigiu os espetáculos “Tanatalogia – Tratado sobre a morte”, de Laell Rocha e Cia. Corpo em Cena e “Quero Voltar para Casa”, de Flora Geny com a Oficina de Teatro da UMEP. Elaborou e aprovou projetos de culturais junto à Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, entre os quais destacamos o “Prêmio é festa/2008”, “Um encontro para muitas vozes” e “A conferência”, com direção de Monah Delacy. É consultor de Arte-educação da ONG Associação Cultural Mensageiros (Alegrete/RS). Foi produtor executivo da 7ª MOSTRA SESC CBTIJ DE TEATRO PARA CRIANÇAS – Etapa Petrópolis, com a produção e divulgação de mais de 14 espetáculos de teatro infantil, especialmente selecionados pelo CBTIJ – Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude, entre eles “Uma estória talibã”, com Heitor Martinez, bem como no FESTIVAL DE INVERNO DO SESC RIO/2007, sendo responsável pelo acompanhamento técnico e logístico de espetáculos como: “A poltrona escura”, com Cacá Carvalho, “O Homem Vivo”, com Camila Amado, “Esperando Godot”, com a Armazém Cia. De Teatro, “Drhama”, com Aline Moraes, “Calendário de Pedra”, com Denise Stoklos, “Renato Russo – A peça”, com Bruce Gomlevysk, entre outros. Produziu e dirigiu o Programa de TV – SOS Vida Saúde – TV Cidade Imperial – Canal 2 (ONG SOS Vida de Petrópolis).

4. METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO DA OFICINA:

4.1 PROGRAMA DA OFICINA:

A Oficina será realizada em (04) quatro dias, compreendendo uma carga horária de 16h/aula e estará distribuída nos seguintes horários:
1º TURMA: 21 a 24/10 (Terça a Sexta) Manhã: 09h às 12h;
2º TURMA: 21 a 24/10 Tarde: 13h e 30 min às 17h.
3ª TURMA: 21 a 24/10 Noite: 19 às 22h
Através de aulas teóricas e práticas, visam capacitar gestores culturais e interessados em elaborar e formatar projetos artístico-culturais com base na Lei de Incentivo à Cultura 8.313/91 (Rouanet).

5.1.1. MÓDULO 1: POLÍTICO – 4h/aula.

a) Reflexões acerca da Gestão Cultural com ferramenta de transformação social;
b) Transição do Produtor para o Gestor Cultural;
5.1.2. MÓDULO 2: PASSO-A-PASSO DO PROJETO CULTURAL – 4h/aula.

a) Concebendo e elaborando um projeto Cultural;
b) Prospecção de patrocínio e Marketing Cultural;
c) Concebendo e elaborando um projeto cultural;
d) Identificação do projeto e do proponente;
e) Objetivos e justificativas;
f) Público direcionado;
g) Estratégia de ação e realização;
h) Orçamento físico-financeiro;
i) Produção, preparação, execução;
j) Plano de divulgação;
k) Plano de distribuição;
l) Termo de responsabilidade;
m) Fontes institucionais;

5.1.3. MÓDULO 4: LEI DE INCENTIVO À CULTURA DO MINISTÉRIO DA CULTURA (8.313/91 – ROUANET) – 8h/aula.

a) Formatação do Projeto Cultural em formulário específico;
b) Concebendo e formatando um projeto comercial;

(Viva Cultura, 16/10/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *