Trade lista anseios do setor turístico para candidatos
02/10/2008
Arte e tecnologia em debate em Florianópolis
03/10/2008

Seminário Internacional sobre RBU será em dezembro

RBUA FloripAmanhã confirmou a data do 1º Seminário Internacional de Reservas de Biosfera em Ambientes Urbanos: Desafios e Perspectivas. Será nos dias 15 e 16 de dezembro no hotel Maria do Mar, no bairro João Paulo, em Florianópolis.

O objetivo é dar continuidade ao processo de implementação do modelo de Reserva de Biosfera em Ambiente Urbano (RBU), desenvolvido pelo IPUF em convênio de cooperação com a Fundação CEPA, cujas atividades contemplam apresentações de conferências sobre governança adaptável, zoneamento, criação de capacidades e ciências (conceitos) e associativismo e cooperação.
O evento discute também a importância da proposta de projeto-piloto de RB em ambiente urbano e a sua implementação em Florianópolis, a primeira cidade a apresentar à UNESCO a proposta de RB em ambiente urbano.

A coordenação executiva do evento é da FloripAmanhã e a coordenação técnica e metodológica é do IPUF, Fundação CEPA, Comitê da Mata Atlântica, UFSC e UNISUL.

Os principais avanços na Ilha de Santa Catarina, entre a origem da iniciativa em setembro de 2005 e as realizações até o momento foram:

– A proposta conceitual, inicial, de maio de 2006;

– O projeto piloto preparado a efeitos de desenvolver a iniciativa e obter apoio para sua implementação, de outubro de 2006;

– A cartilha de Divulgação elaborada em maio de 2007;

– A proposta de Movimento Iberoamericano de Investigação e Desenvolvimento de Reservas de Biosfera em Ambiente Urbano, criada em março de 2007 em Florianópolis;

– A proposta do Foro Latinoamericano de Ciencias Ambientales e a Fundação CEPA/ Brasil, que o Projeto Piloto da Ilha de Santa Catarina seja uma iniciativa exemplar;

– Participação do 3º Congresso de Reservas da Biosfera em Madri, em fevereiro de 2008;

– Desenvolvimento do seminário “De las Reservas de Biosfera al Desarrollo Sustentable, Subtítulo: Experiencias de FLACAM (Foro Latinoamericano de Ciencias Ambientales) en formulación y manejo de reservas en constelación y reservas en ambiente urbano”, evento paralelo ao congresso antes mencionado, em Madri (fev. 2008);

– Desenvolvimento de estudo das zonas de RBU pela Fundação CEPA, junto ao IPUF, como subsídios ao Macrozoneamento do Plano Diretor.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *