Plano de Sustentabilidade no desenvolvimento das Cidades Digitais
14/10/2008
Estado lança programa para zerar o analfabetismo
15/10/2008

Os velhos e bons cinemas de rua da Capital

A recém encerrada 1ª edição do Festival Internacional de Cinema de Paraty, que teve apoio decisivo da prefeitura local, pode ser uma boa idéia para se encampada pelo novo prefeito de Florianópolis, conforme sugere o cineasta Cesar Cavalcanti. Em seu primeiro ano de realização, o festival atraiu um público de 10 mil pessoas para suas sessões gratuitas.

O Cine Teatro Paraty, a única sala de projeção cinematográfica do município, que estava fechada há 40 anos, ganhou vida novamente. O local, que será restaurado, foi transformado em uma sala provisória de cinema, com direito a tapete vermelho, poltronas, sistema de projeção de alta tecnologia, ar condicionado e cenografia, que destacou as estruturas seculares do prédio.

A cada edição, o festival vai trabalhar no sentido de devolver à cidade alguns de seus principais patrimônios restaurados e revitalizados. O primeiro deles é o prédio do antigo cinema. O velho sobrado em ruínas localizado na Praça da Matriz terá os custos de sua reforma alavancados pela organização do festival.

A idéia é vender cadeiras cativas e nomeadas a pessoas físicas, além de buscar patrocinadores que colaborariam para a restauração do centenário edifício e a futura instalação do Cine Teatro Paraty no local. Florianópolis ainda tem alguns exemplares de prédios históricos no centro, como é o caso do Cine Ritz, construído nos anos 30 e transformado em cine Rex nos anos 40, e o cine São José, da década de 70.

O prédio do cine Ritz, de estilo eclético, restaurado e funcionando como uma sala de cinema, seria um presente não só para os moradores da cidade, mas também serviria como uma atração turística, especialmente neste momento em que a Fundação Catarinense de Cultura trabalha pela revitalização do centro histórico da capital.

(Jefersom Lima, Cine Luz, 15/10/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *