CASAN instala aquário em abrigos de ônibus de Florianópolis
03/10/2008
Projeto de turismo social beneficia jovens do Norte da Ilha
03/10/2008

Cidade comemora o Dia Municipal do Cidadão da Paz

Criado este ano em Florianópolis, o Dia Municipal do Cidadão da Paz será comemorado no dia 9 de outubro. Para tanto, nesta data, a Secretaria Municipal de Educação e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) realizarão uma série de atividades, com destaque para o lançamento do projeto Agente da Paz na rede municipal de ensino. Durante todo o dia haverá ainda música, dança, teatro, poesia e lançamento de livro, em eventos distribuídos entre os espaços da Praça Tancredo Neves, Tribunal de Contas e Assembléia Legislativa.

Pela manhã, a partir das 8h30, as atenções estarão voltadas para a Praça Tancredo Neves. No local haverá apresentações do Coral das escolas Almirante Carvalhal e Beatriz de Souza Brito, sob a regência do professor Jackson Cardoso, com as crianças cantando músicas da paz. Na seqüência, haverá performances do Grupo de Dança Alma Negra do Instituto Estadual de Educação, Grupo de Poetas Livres e das escolas Maria Tomázia Coelho, Acácio Garibaldi e João Gonçalves Pinheiro.

No período da tarde, as atividades serão concentradas no auditório do Tribunal de Contas. Por volta das 14h15, haverá o pronunciamento da professora Sueli Amália de Andrade a respeito do “Dia Municipal do Cidadão da Paz: Floripa em Paz”. Logo em seguida o Coral de Libras do NEI Costeira fará o acompanhamento do Rancho de Amor à Ilha, hino oficial de Florianópolis. Haverá ainda apresentações de teatro do NEI Barreira do Janga, Escola Desdobrada Adotiva Liberato Valentim e Centro Educacional Dom Orione, assim como da dança pela paz da Creche Joel Rogério de Freitas.

O período da tarde contará também com as palestras da Juíza Sônia Maria Mazzetto Moroso, Coordenadora Estadual do Projeto Agente da Paz, e de Sandra D´Agostini Córdova, pós graduada em metodologia de atendimento às crianças e adolescentes em situação de riscos pessoal e social.

Agente pela Paz

O lançamento do Projeto Agente da Paz na Rede Municipal de Educação
acontecerá em torno das 16h45. Em parceria com a Associação dos
Magistrados Catarinenses, crianças, adolescentes e jovens serão
preparados para agirem como mediadores em conflitos nas unidades
escolares e serão identificados através de uma carteirinha. Conforme
a professora Sueli Amália de Andrade, coordenadora do projeto, o
agente da paz irá buscar apoio nas mais diversas associações, clubes
de serviço, conselhos tutelares e representações ecumênicas para
defender, promover e fiscalizar os direitos do público infanto-juvenil. Qualquer aluno ligado a escolas da prefeitura poderá se habilitar a ser um agente, desde que faça ações de solidariedade e contribua, por exemplo, para a entrega de armas de brinquedos ou faça redações, poesias, peças teatrais e música em torno da paz.
Na oportunidade o Secretário Municipal de Educação, Rodolfo Joaquim
Pinto da Luz, assinará o termo de Adesão ao Pacto Catarinense pela
Paz. Pelo documento, dentre outras atribuições, o município ficará
incumbido de incentivar a adoção de medidas de cultura da paz. Isto,
na prática, já vem ocorrendo, pois a SME implantou o projeto Educação
para Cultura de Paz, que atinge diretamente um público de quase 26 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino, bem como os 4.460 profissionais da educação.

Encerramento

À noite, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, haverá uma
sessão solene em homenagem à Semana Estadual e ao Dia Municipal do Cidadão da Paz. No mesmo local haverá o lançamento do livro “Paz- um direito do cidadão e o direito humano à paz”, que leva a assinatura de José Luiz Gonçalves da Silveira e Filipe Freitas Mello. Para encerrar as atividades haverá a apresentação do Coral dos núcleos de Educação
de Jovens e Adultos do Saco Grande – João Paulo.

(Floripa News, 03/10/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *