Praça Celso Ramos
16/10/2008
Dólar caro impulsiona verão de SC
16/10/2008

Alta renda, uma nova aposta

A boa temporada impulsionada pela reversão cambial também pode favorecer o turismo com a atração de visitantes brasileiros de alta renda, que devem trocar as viagens ao exterior por destinos dentro do país.

No restaurante A Casa, nos Ingleses, na Capital, o proprietário Marcelo Bohrer afirma que nos últimos anos a opção de muitos brasileiros por viagens a outros países refletiu negativamente em suas vendas.

O movimento das classes mais altas, estagnado há pelo menos dois anos, fez com que o gasto médio dos consumidores se mantivesse inalterado, apesar da inflação e de aumentos no cardápio.

Nesta temporada, a expectativa é que essa tendência se reverta. A valorização do dólar deve atrair os clientes que estavam viajando nos últimos anos de volta para as praias catarinenses. Com isso, ele projeta crescimento de 30% nas vendas no restaurante.

Ao mesmo tempo, Bohrer diz que espera contar com as classes emergentes, que também se tornaram clientes importantes nos últimos anos.

O desempenho positivo do turismo ter reflexos em todo setor de alimentação. Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Ézio Librizzi, a valorização do dólar deve levar o setor a um crescimento médio de 15% nos negócios.

Tendência semelhantes deve ser observada pelo setor hoteleiro. Na pousada Natur Campeche, em Florianópolis, o proprietário Talmir Duarte aposta em aumento de no mínimo 15% de ocupação. De acordo com ele, de uma lado o movimento de estrangeiros deve se intensificar, atraídos pelo dólar em alta, e também os brasileiros devem voltar para o Estado com as viagens ao exterior ficando mais caras.

– Procuro ver essa crise como uma oportunidade para crescer – afirma.

(DC, 16/10/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *