Salão Victor Meirelles
10/09/2008
Alumínio
11/09/2008

10º Encontro das Nações

Renato Borghetti é o convidado especial para a abertura do 10º Encontro das Nações, que começa na próxima segunda-feira em Florianópolis O 10º Encontro das nações, organizado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, inicia nesta segunda-feira, dia 8 de setembro, em Florianópolis. O evento, que vai até sábado, dia 13, tem mostrado todos os anos, à população de Florianópolis, um panorama da multiplicidade étnica e cultural de Brasil. Na edição deste ano, além da música, da dança, do artesanato, da culinária e dos debates, como nas edições anteriores, faz parte também da programação a exibição de filmes com temas étnicos. Serão 41 eventos folclóricos, 40 estandes de artesanato e 06 restaurantes com comidas típicas, tudo em um único espaço. Uma área de coberta de 1500m² está sendo montada no Largo da Alfândega para acolher as atrações.

Outra grande novidade do 10º Encontro das Nações é a presença de grandes nomes da música regional. Para abertura, no dia 8, o convidado especial é o gaúcho Renato Borghetti, representando a nova música regional. Considerado um dos artistas brasileiros de mais sólida carreira internacional, fazendo muitas turnês pela Europa, Borghetti obteve, desde o início de sua carreira, um êxito popular surpreendente para um músico que permanece fiel as suas raízes folclóricas. Com a gaita ponto, como é chamado naquela região o acordeom, Borghetti confere ao folclore do Rio Grande do Sul grande força e intensidade e se torna um dos grandes instrumentistas brasileiros. Para os que gostam de rótulos e classificações , Borghetti costuma entrar nos arquivos de etnomusic, world music, jazz fusion, mesmo tendo na essência ritmos como vanerão, chote, milonga e chamamé.

O outro grande nome é a paulista Inezita Barroso, convidada especial para a noite de encerramento do 10º Encontro das Nações, no sábado, dia 13. Inezita Barroso é uma das mais premiadas cantoras brasileiras, com mais de 50 anos de carreira profissional, dedicados ao rádio, cinema, teatro e televisão, e também à academia. Atualmente apresenta o programa
Viola, Minha Viola – TV Cultura-SP e é professora de Folclore Brasileiro e História da Música Popular Brasileira em duas universidades de São Paulo.

Além dessas novidades, como sempre, o mosaico cultural terá muitos tons. Durante os seis dias de evento, a população de Florianópolis poderá assistir, gratuitamente, a shows musicais e de dança das diversas etnias que fazem parte do “caldo” cultural brasileiro. Distintos grupos, com diferentes linhas de pesquisa folclórica, do Brasil e de Santa Catarina, em particular,
estarão presentes. Do Ceará virá o Grupo Luar do Sertão, o Mato Grosso do Sul participará com o Grupo Sarandi Pantaneiro, O Paraná com o Grupo Ucraniano Kalena, do Rio Grande do Sul vem o Conjunto de Folclore Internacional Os Gaúchos, além de muitos outros grupos folclóricos representando as culturas alemã, ucraniana, japonesa, italiana, portuguesa, africana.
Os shows no palco principal começam sempre às 18 horas.

Filmes e Debates

Os debates e a exibição de filmes acontecerão à tarde e contarão com presenças como a de Zezé Motta, palestrando sobre a questão do negro na indústria cultural e do doutor Mahomed Bamba, professor da Universidade Nacional D´Abidjan, do Senegal, especialista em cinema africano, para debater o filme “Brasil-África: comunidades imaginadas”. Temas como cidadania
italiana, 260 anos de colonização açoriana, centenário de Franklin Cascaes, estarão na pauta dos debates, que acontecerão em um auditório de 70 lugares, integrado ao espaço montado no Largo da Alfândega para as demais atrações.

Gastronomia e artesanato

Os pavilhões da gastronomia e do artesnato ocuparão 900m² na grande tenda das nações. Nos seis restaurantes, com capacidade para 400 pessoas, o público poderá apreciar, a preços populares, pratos típicos da cozinha italiana, alemã, afro-brasileira, japonesa, campeira e litorânea, acompanhados de música ao vivo, canções típicas de cada uma dessas culturas. O funcionamento dos restaurantes será de terça a sábado, a partir das 12h.

O artesanato terá 40 estandes e abrigará a produção de diferentes lugares do Brasil. Mestre na arte de associar a criatividade e a natureza, criando objetos que ganham, cada vez mais, visibilidade por seu design inusitado, o artesanato brasileiro é referência intrnacional. Estes produtos feitos com distintos materiais – cerâmica, palha de milho, bordados, etc – e com raízes italianas, ucranianas, japonesas, açorianas, entre outras, estarão acessíveis ao público durante todo o evento.

Serviço

O QUÊ: 10º Encontro das Nações
ONDE: Largo da Alfândega – Florianópolis
QUANDO: de 08 a 14 de setembro
QUANTO: Gratuito
REALIZAÇÃO: Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes
CONTATOS
Fundação Franklin Cascaes – 48 3324 1415
Coordenador do evento: João Batista Costa – 48 8438 6467
Assessoria de comunicação: Rosana Cacciatore – 48 9986 3242

O espaço

A grande tenda das nações: o Brasil em 1500m²
O 10º Encontro das Nações deste ano terá uma área coberta de 1500 m², no Largo da Alfândega, no centro de Florianópolis. O espaço reservado para os espetáculos será de 600m e abrigará um palco principal de 14x8m, para as apresentações de música e dança, e, outra novidade deste ano, o público poderá assistir aos espetáculos sentado, serão 500 lugares para assistência.
Abrigará também o pavilhão da gastronomia, com 450 m², os 06 restaurantes de culinária étnica com 400 lugares e um pequeno palco para apresentações musicais no horário de meiodia; o pavilhão do artesanato terá 600 m² com 40 estandes e um auditório com 70 lugares para os debates e filmes. Além de um Plantão da Unimed, de um Posto da Guarda Municipal.

Culinária

No Pavilhão da Culinária, o público poderá apreciar, além da boa comida, também a boa música étnica. Os restaurantes funcionarão de terça a sábado, e os pratos poderão ser apreciados acompanhados de música ao vivo; cada dia uma destas seis etnias apresentará canções típicas.

Os cardápios

Italiana: a cozinha italiana ficará por conta de Nova Veneza. No cardápio três pratos principais: macarrão, inhoque, e polenta acompanhados de galinha ensopada. E como tira-gosto: polenta frita, aipim frito, salame e queijo Alemão: dois pratos tradicionais farão parte do cardápio alemão: o típico prato alemão – Salsichas, sprützwurst, batata, chucrute, mostarda escura e amarela e tempero verde – e o tradicional Eisbein (joelho de porco), preparados pelo casal Terezinha e Ivan Jaeger diretamente de
Itapiranga – SC, terra da mais antiga Oktoberfest do Brasil. Diariamente ao meio dia e à noite, esses pratos poderão ser apreciados, acompanhados por bom chopp. Além disso, serão servidos doces típicos alemães, como o Strudel.
Afro-brasileira: o cardápio ficará por conta da Associação de Mulheres negras de Florianópolis. O pratos principais serão mocotó, feijoada, dobradinha. E como tira-gosto: bolinhos de carne seca e bolo de fubá como sobremesa.
Gastronomia litorânea: o cardápio litorâneo ficará por conta da Associação de Maricultores do Ribeirão da Ilha. Para entrada ou aperitivo: bolinhos de siri, peixe, berbigão e marisco; pasteis de fruto do mar e de carne. Pratos principais: ostras gratinadas, ao bafo e in natura; mariscos ao bafo e risoto de frutos do mar.
Campeira: o tradicional carreteiro de charque, entrevero e chuleta na tábua. E como tiragosto: paçoca de pinhão.

(Ass. FCC, 09/09/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Yo voy muy asiduamente a floripa pues tengo una casa alli,y recuerdo que en el año 2005 escuche un musico uruguayo llamado Benjamin Rivas que me gusto mucho y le dio mucho brillo a la noche lluviosa que habia,luego vi que no lo llamaron mas,este año por supuesto voy a estar,nos gustaria verlo de vuelta a ver si lo pueden contactar.Yo lo voy a ver a veces cuando actua en Uruguay o cuando viene a la Argentina,y consegui el correo del el.Si les interesa se los paso: benjaminrivas410@yahoo.com.ar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *