Celesc Distribuição inicia projeto Banho de Sol
03/06/2008
Florianópolis será sede do 14º Encontro Nacional PEA/UNESCO
03/06/2008

SC estará representada por três produções na Mostra Infantil

Três filmes representarão Santa Catarina na 7ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, entre 27 de junho e 13 de julho. Dos 112 títulos inscritos, 54 foram selecionados para a competição.
As animações Doce turminha e o bom Samaritano, de Eduardo Drachinski e Leste do sol, oeste da lua, de Patrícia Monegatto Lopes e o documentário Meninos do engenho, de Ademir Damasco, são as únicas produções catarinenses que poderão ser vistas durante a mostra. A maior parcela dos filmes escolhidos vem de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Mas é o número de trabalhos inscritos no festival que realmente anima os organizadores. Este ano a comissão responsável por selecionar os filmes avaliou 40 projetos a mais do que na última edição da mostra.
– A gente percebe que, além de ter aumentado o número de trabalhos inscritos, melhorou também a qualidade. A gente não quer fomentar filmes para crianças com qualidade técnica e de conteúdo – explica a coordenadora do evento Luiza Lins, que também participa da comissão de seleção ao lado das cineastas Alicia Brancher e Milena Curi.
Rigor na qualidade para um público exigente
Por se tratar de obras direcionadas para um público formado por crianças em idade escolar (entre seis e 10 anos), com capacidade de discernimento bem diferente do espectador adulto, o quesito qualidade é avaliado com rigor.
– O filme tem que divertir muito. Mas também tem que passar ensinamentos que ajudem as crianças a viverem em sociedade de maneira tranqüila – destaca Luiza.
Em seu primeiro trabalho para o público infantil, Patricia Monegatto Lopes já sentiu a responsabilidade.
– O medo é a preocupação são maiores. Eles dialogam com a exibição – comenta a diretora de Leste do sol, oeste da lua.
Também estreando na Mostra, Ademir Damasco produziu um documentário sobre a relação das crianças com um engenhos de farinha de mandioca na comunidade de Santo Antônio de Lisboa, na Capital. Para o diretor, o trabalho foi uma oportunidade de relembrar sua própria infância.
– Eu gosto muito de trabalhar com crianças e pretendo realizar outros projetos desse tipo.
Único evento do gênero realizado no país, a Mostra de Cinema Infantil também vem ganhando reconhecimento fora do Brasil. Depois da parceria com o Festival de Malmoe, na Suécia, que vai selecionar um filme brasileiro para concorrer a um financiamento internacional, o projeto catarinense passou a integrar a Ciniño, rede ibero-americana de festivais de cinema para crianças.
Sinopses
Doce Turminha e o bom Samaritano, de Eduardo Drachinski
Animação, 10 minutos
A Doce Turmina é um grupo de insetos que vive na floresta sob os cuidados do avô Escaravelho, que saiu de viagem. Todos ficam ansiosos a sua espera e assim que ele volta para casa a turminha pede para ouvir uma de suas histórias. Dessa vez, a escolhida é a do Bom samaritano.
Leste do sol, oeste da lua, de Patrícia Monegatto Lopes
Animação, 12minutos
Um feitiço transforma a mãe de uma menina de sete anos em boneca. Para trazê-la de volta à forma humana, ela precisa encontrar uma lendária fonte dágua da vida.
Meninos do engenho, de Ademir Damasco
Documentário, 18 minutos
O filme acompanha o dia-a-dia dos filhos e netos de trabalhadores do engenho de farinha de mandioca em Santo Antonio de Lisboa, na Capital.
(DC, 03/06/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *