Agenda: de 16 a 22 de junho de 2008
13/06/2008
Abertas inscrições para cursos de capacitação profissional na Capital
13/06/2008

De 14 de junho a 14 de setembro, mais de cem países estarão envolvidos em discussões sobre os recursos hídricos sob variadas perspectivas: ambiental, energética, agrícola, turística, cultural, econômica e tecnológica. Trata-se da Expo Zaragoza 2008, evento que pretende envolver governos, entidades internacionais, organizações não-governamentais e empresas no debate sobre um dos maiores desafios da humanidade: o uso sustentável da água.
País que abriga parte significativa dos recursos hídricos do planeta, o Brasil vai levar sua diversidade ambiental e cultural, bem como suas experiências em gestão participativa da água, para a feira. Já no segundo dia de evento (15/06), quando será comemorado o Dia do Brasil na Expo, haverá apresentações culturais variadas (como um espetáculo do Boi de Parintins e um show de Gilberto Gil e convidadas) e uma mesa-redonda sobre a Política Nacional de Recursos Hídricos, com a participação do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, do comissário do Brasil na Expo 2008, João Bosco Senra, entre outros.
Tribuna da Água
Dentro da programação da Expo Zaragoza 2008 acontecerá a Tribuna da Água, um espaço de debates técnicos distribuídos em Semanas Temáticas. Serão apresentados trabalhos sobre as diversas ações, programas e projetos relacionados com os desafios da gestão dos recursos hídricos desenvolvidos pelo governo federal, empresas estatais e governos estaduais.
Entidade responsável pela implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, a ANA vai apresentar um de seus principais projetos: o Programa Despoluição de Bacias Hidrográficas (Prodes), que visa a reduzir a poluição por esgotos domésticos nos rios brasileiros. Além disso, a ANA vai levar a sua experiência com gestão descentralizada e participativa das águas.
Outros assuntos a serem abordados pela ANA em Zaragoza são: o Programa de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (Proágua), que já melhorou a qualidade de vida de 4,7 milhões de pessoas no semi-árido brasileiro e está sendo ampliado para o resto do País; o monitoramento de água na Bacia Amazônica; a operação de reservatórios para a geração de energia elétrica, entre outros. Para obter mais informações sobre programas e projetos da ANA, acesse www.ana.gov.br.
Estande
O Brasil vai contar com um estande com 271 metros quadrados no Pavilhão da América Latina, cujo tema é “Sob a Chuva, Florestas Tropicais e Bosques de Clima Temperado”. O estande brasileiro terá como temas principais as bacias do Amazonas, do Prata e do São Francisco.
Brasil lança sítio oficial de sua participação na Expo Zaragoza 2008
Um sítio eletrônico dedicado à programação da Expo Zaragoza 2008, evento internacional que vai mobilizar mais de cem países em torno da questão da água e do desenvolvimento sustentável. Acesse www.brasilnaexpo2008.com.br e confira tudo o que vai acontecer nos três meses de feira: mesas redondas, painéis, apresentações culturais etc. No portal, o internauta encontrará fotos, notícias e vídeos sempre atualizados. O Brasil vai levar sua diversidade cultural e experiência na gestão das águas para a feira.

Programas em destaque

Entidade responsável pela implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, a Agência Nacional de Águas (ANA) vai mostrar as seguintes iniciativas na Expo Zaragoza 2008:

Programa Despoluição de Bacias Hidrográficas (Prodes)

O Prodes tem como objetivo estimular a implantação de sistemas de esgotamento sanitário, reduzindo os índices de poluição dos rios brasileiros. Sem financiar diretamente obras ou equipamentos, o programa remunera o prestador de serviços de saneamento em razão dos índices de abatimento da poluição.

Proágua

Investimentos em infra-estrutura e em gestão de recursos hídricos: esta é a receita que melhorou a qualidade de vida de 4,7 milhões de pessoas na região semi-árida. Com o apoio do Banco Mundial, o governo brasileiro agora amplia o programa para o restante do país.
Atlas Nordeste
Partindo do diagnóstico do abastecimento de água em mais de 1,3 mil cidades dos nove estados do Nordeste e do Norte de Minas Gerais, a Agência Nacional de Águas (ANA) aponta alternativas para ajudar a resolver as demandas atuais e futuras de água na região. Os benefícios do Atlas Nordeste alcançam cerca de 34 milhões de brasileiros.
Gestão descentralizada e participativa das águas
Com os comitês de bacia, integrados por representantes do poder público, dos setores usuários e da sociedade civil organizada, o Brasil vem demonstrando consideráveis avanços na gestão descentralizada e participativa de seus recursos hídricos.

Rede Hidrometeorológica

A Rede Hidrometeorológica conta com mais de 13,7 mil estações em todo o Brasil. Ela coleta dados fluviométricos e pluviométricos, subsidiando as decisões dos gestores de recursos hídricos e o desenvolvimento de estudos. Algumas estações possuem monitoramento telemétrico, o que permite acompanhar, em tempo real, os dados de chuvas e o nível dos rios.
(Denise Caputo, da ANA/Envolverde, 13/06/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *