Biocyclus – Fórum de Saúde e Qualidade de Vida será em Florianópolis
23/05/2008
Supermercados querem reduzir uso de sacos plásticos
26/05/2008

Exposição Viva a Mata promove educação ambiental em SP

De 30 de maio a 1º de junho, quem passar pelo Parque do Ibirapuera, em São Paulo, vai poder conferir, gratuitamente, a exposição Viva a Mata, uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica.
O espaço para o evento, produzido pelo cenógrafo Beto Von Poser, na marquise do parque, será composto por paredes feitas com garrafas Pet e chão de OSB (lascas de madeira prensadas). Beto ainda vai oferecer uma oficina sobre uso de materiais recicláveis.
Nessa mesma linha, uma outra oficina irá ensinar as crianças a fabricar seus próprios brinquedos a partir de material reciclado. O lixo produzido durante a exposição também será recolhido e separado em uma mini-usina no local.
Nos estandes, haverá 20 temas em exposição, entre eles:
– água;
– costa Atlântica;
– educação ambiental;
– reservas particulares;
– reciclagem;
– restauração florestal.
Um dos pontos altos do evento é o Túnel dos Sentidos, onde, de olhos vendados, será possível caminhar, ouvir os sons e sentir o cheiro da floresta e experimentar a textura da vegetação nativa da Mata Atlântica.
Os visitantes que quiserem saber mais sobre assuntos ligados ao meio ambiente podem acompanhar, nos três dias, às 17 horas, um bate-papo entre a jornalista Patrícia Palumbo, da rádio Eldorado, e artistas engajados com a causa.
Quem gosta de cultura não pode perder o teatro montado pelos voluntários da fundação, que vão apresentar a história do Mágico de Oz na Mata Atlântica. Para dar uma palhinha da trama, um dos conhecidos personagens, o Homem de Lata, será chamado de Homem Reciclado!
Também vale a pena ver a exposição de fotos produzidas a partir de latas – com o uso da técnica pinhole -, por uma comunidade caiçara de Cananéia (SP), além das mostras do Florestas do Futuro e do Click Árvore.
O Viva a Mata vai contar com uma presença inusitada: um jovem de Santa Catarina, que fará a performance do Homem Saco – um apelo para a redução do uso de sacolas plásticas.
Durante o evento, será lançado um livro com a história do grupo de voluntários do SOS Mata Atlântica, que traz também um conjunto de ferramentas para orientar organizações que queiram trabalhar com voluntariado.
Antes de voltar para casa, todos ganham presente: uma muda de palmito Jussara – espécie ameaçada de extinção – e as devidas orientações de onde plantá-la e como cuidar dela.
ONGs como Tamar, Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e o Projeto Golfinho Rotador já confirmaram presença no Viva a Mata deste ano, que conta com o apoio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo. Em 2007, 75 mil pessoas visitaram a exposição.
As escolas que se interessarem podem agendar uma visita monitorada ao evento pelo e-mail educacao@sosma.org.br.
Viva a Mata
30 de maio a 1º de junho
10:00 às 18:00.
Parque do Ibirapuera – São Paulo
Mais informações: comunicacao@sosma.org.br

(Thays Prado
, 20/03/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *