Efeitos do aquecimento global são diminuídos com energia solar
07/04/2008
Aquecimento global preocupa todo o planeta
07/04/2008

Sociedade civil e iniciativa privada se unem para fazer de creche um modelo ambientalmente responsável no Paraná

Uma pessoa deve começar a cuidar do meio ambiente quando? Com quantos anos ela deve aprender a economizar recursos, respeitar todas as formas de vida e separar o lixo reciclável?
Para uma creche do bairro Cajuru, um dos mais populosos de Curitiba (PR), esse aprendizado começa cedo. E não só as crianças devem receber essas informações, mas também seus familiares. O Projeto Quatro Elementos (em alusão à água, à terra, à luz e ao ser humano) surgiu em 2007 com o objetivo de transformar a Creche Comunitária Casa da Criança São José, que atende 164 crianças e adolescentes, em um modelo de instituição ambientalmente responsável, considerando mudanças de estruturas de consumo de energia e de hábitos de crianças, funcionários e familiares.
O Projeto, executado pela Ação Social do Paraná, entidade filantrópica, e financiado pelo Instituto HSBC Solidariedade, trabalha diretamente com 15 famílias que participam do desenvolvimento das atividades. Indiretamente, os benefícios se estendem a grande parte da comunidade local.
Apesar de sua implantação recente, as atividades estão avançadas. Já foi iniciada a adaptação das estruturas de uso de energia; instalados duas cisternas e um sistema de captação de água da chuva, que já vem sendo utilizado nas descargas. A intenção é diminuir em 30% o consumo de água tratada.
Também foi iniciada uma horta comunitária, que deverá ser ampliada com a participação dos pais e das crianças. A creche já organizou a coleta seletiva do lixo e coleta de óleo de cozinha. O projeto alia educação ambiental com economia financeira já verificada na prática pelo estabelecimento.
Durante a vigência do projeto, até 2010, a idéia é promover vários encontros sócio-educativos com familiares e funcionários da creche. “Todas as informações relacionadas ao meio ambiente são transmitidas de maneira dinâmica, com participação ativa das crianças, pais e funcionários, e prevêem o desenvolvimento de vínculos familiares e comunitários como ponto fundamental para a construção de uma harmonia entre ser humano e meio ambiente”, explica a AmbienteBrasil Neiva Silvana Hack, coordenadora do Projeto Quatro Elementos.
Ainda em 2008, a creche receberá aquecedores solares feitos com garrafas PET e embalagens de leite. Esses aquecedores devem reduzir em 30% o consumo de energia.
Segundo Neiva, há intenção de levar o projeto para outras instituições e comunidades. “Não há um prazo rígido de previsão para que isso aconteça, provavelmente a partir do final deste ano, segundo o interesse dos outros locais”.
(Neide Campos, Ambiente Brasil, 01/04/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *