Bolsa ecológica é ‘jóia’ para presente
01/04/2008
Moradores podem dar opinião na reunião do Plano Diretor Participativo
01/04/2008

Primeira Missa chega a Florianópolis

Santa Catarina finalmente recebe a Primeira Missa no Brasil, pintada em 1860 pelo catarinense Victor Meirelles. O quadro, conhecido pelo que simboliza à representação histórica brasileira, foi instalado ontem, no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), e poderá ser admirado pelo público a partir de quinta-feira na mostra Primeira Missa no Brasil – O Renascimento de Uma Pintura.
Amostra, realizada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), ocupa cinco salas do museu e custou R$ 107 mil com serviços de transporte, segurança, adequação do espaço e produção de catálogos. A tela mede 2m70cm de altura por 3m57cm de largura (sem a moldura) e pertence ao Museu Nacional de Belas Artes desde sua fundação, em 1937, no Rio. Nestes quase 150 anos desde que foi pintado, o quadro foi exposto duas vezes fora do Rio (em Curitiba, ano passado) e uma no exterior (nos EUA, em 1876).
Além do quadro, a exposição no Masc é composta por um módulo histórico com desenhos originais preparatórios da pintura, documentos, painéis fotográficos sobre a última restauração e uma foto original do artista. O projeto para trazer a tela a SC foi apresentado em 2003, por ocasião do centenário de morte do artista. Elaborada por Lourdes Rosseto e João Evangelista de Andrade Filho, atual diretor do Masc, a proposta foi indeferida pelo Conselho Estadual de Cultura e reapresentada a Elisabete Anderle (falecida em 16 de março) quando esta assumiu a presidência da FCC.
Para instalar a tela no Masc, foi necessário abrir uma passagem na parede dos fundos do museu. O quadro chegou de caminhão no domingo e começou a ser montado na manhã de ontem. A pintura também será exposta em Porto Alegre, a partir de 20 de maio, e retorna ao Rio em julho.
O curador de Pintura Brasileira do Museu Nacional de Belas Artes, Pedro Martins Caldas Xexéo, lembra que o momento retratado no quadro faz parte da memória coletiva por ser uma imagem recorrente nos livros de História do Brasil.
(Márcio Alves, DC, 01/04/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *