Palestras abrem ciclo no CIC, na Capital
22/04/2008
Arquiteta Rosa Grena Kliass lança livro em Florianópolis
22/04/2008

Nesta terça, no CIC, primeiro encontro do terceiro Ciclo Museu, Educação e Cultura em Debate

Com palestras sobre inclusão através da arte e sobre o uso de material lúdico em museus, será realizado na quarta-feira, dia 23 de abril, das 14h às 17h, no cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, o primeiro encontro do terceiro Ciclo Museu, Educação e Cultura em Debate. O evento, que tem entrada gratuita, é promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), através do Núcleo de Arte-Educação do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), em parceria com o Projeto “Museu da Infância” da Universidade do Extremo Sul Catarinense, e conta com o apoio do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Neste primeiro encontro será realizada a palestra “Victor Meirelles em Jogo”, com a professora Débora da Rocha Gaspar. Licenciada em Artes Plásticas e especialista em Ensino de Artes Visuais, ambos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Débora é também mestre em educação pela UFSC. Atualmente é professora do curso de Design de Interiores da Univali e do curso de Design de Moda da Faculdade Estácio de Sá. Atua, também, como consultora da Ação Educativa do Museu Victor Meirelles. Débora vai apresentar a proposta de material lúdico desenvolvida para a ação educativa do Museu Victor Meirelles.
Em seguida, acontece a palestra “Museu, Inclusão e Sociedade”, com Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva e Adriane Cristine Kirst. Maria Cristina é licenciada em Educação Artística, com mestrado em educação e doutorado na área de mídia e conhecimento. Professora do Centro de Educação à Distância da Udesc, tem ainda mestrado em Artes Visuais e coordena projetos de pesquisa e extensão na universsidade. Adriane é bacharel em Artes Plásticas, e está cursando licenciatura em Educação Artística também na Udesc. Atualmente trabalha como bolsista do projeto de extensão “Museu de Artes: objetos de inclusão”.
A apresentação irá relatar experiências desenvolvidas nos projetos do Centro de Educação à Distância da Udesc, e que buscam desenvolver atividades crítico-reflexivas e ampliam a formação social para a inclusão. A partir dos conteúdos de arte, essas experiências buscam possibilitar às pessoas cegas um contato com a formação artística no museu, desenvolvendo atividades inclusivas com professores de artes e com crianças. As atividades partem do princípio de que ações integradas e parcerias com outras instituições sejam essenciais para uma maior contribuição, tanto para o professor de artes, quanto para seus estudantes com necessidades especiais.
O objetivo do Ciclo Museu, Educação e Cultura em Debate é problematizar e estreitar as relações museu-escola-universidade. É um espaço de trocas, com enfoque na produção artística e científica de professores de escolas, professores universitários, educadores de museus e pesquisadores. Os encontros acontecerão uma vez ao mês, sempre das 14 às 17 h, no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis.
Será entregue declaração de participação a cada encontro, e os participantes de todos os encontros receberão um certificado. Os próximos encontros serão realizados em 28 de maio, 27 de junho, 28 de agosto, 25 de setembro, 30 de outubro e 27 de novembro.
Mais Informações: Museu de Arte de Santa Catarina
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Centro Integrado de Cultura – CIC
Agronômica – Fpolis – SC – Fones: 3953-2323 / 3953-2324
masc@fcc.sc.gov.br e masc@fcc.sc.gov.br
(Deluana Buss, assessoria de comunicação da Fundação Catarinense de Cultura, 18/04/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

3 Comentários

  1. ione de araujo botelho disse:

    gostaria de maiores informações sobre os encontros sobre educação,museu e cultura, existe curos a distncia? sou arte educadora, estudiosa de museologia

  2. ione de araujo botelho disse:

    gostaria de mais informaçõe sobre area de museologia arte e educação.

  3. Prezada Ione de Araujo Botelho, mais informações sobre o Museu de Arte de Santa Catarina pelos telefones 3953-2323 / 3953-2324 ou e-mails masc@fcc.sc.gov.br e masc@fcc.sc.gov.br
    Obrigado por comentar no site FloripAmanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *