Brasileiros gastam cinco vezes mais água do que o recomendado
25/03/2008
Autoridades assinam acordo com Porto Turístico de Santa Catarina
25/03/2008

Tradição, cultura e violência na Farra do Boi

Artigo de Marcelo Gomes Silva – Promotor de Justiça (DC, 22/03/08)
Todos os anos, na Quaresma, o tema farra do boi volta ao debate. Os que a defendem argumentam que ela constitui uma manifestação tradicional e cultural. E apoiados nessa justificativa insistem na prática criminosa. Discorda-se.
Em breves palavras, visto que o tema demanda um espaço maior de diálogo, a tradição está associada à transmissão de hábitos de geração para geração. A cultura relaciona-se ao conjunto de características humanas criadas, de cunho intelectual ou artístico, que aprimoram valores, instituições e desenvolvem uma sociedade.
Portanto, para que tradição e cultura possam ser incorporadas ao meio social e aceitas pelo ordenamento jurídico, devem elas refletir em práticas que contribuam para o aperfeiçoamento de valores. Caso contrário, se o parâmetro fosse apenas a repetição de hábitos, o submundo do crime poderia ser considerado uma manifestação tradicional e cultural.
Sem adentrar no aspecto jurídico, que é óbvio, a farra do boi banaliza a violência, dando-lhe aspecto de normalidade, com a introjeção de valores distorcidos. Não estamos a falar apenas na proteção de animais, mas na defesa de princípios humanos. O que de útil à evolução da espécie pode ser tirado de uma farra do boi?
Necessitamos, em tempos tão carentes, de bons valores, que incentivem o respeito a todas as formas de vida, a solidariedade e a alteridade. Do contrário, não mais poderemos distinguir os animais racionais dos irracionais.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. cristine disse:

    nossa,falou muito bem
    se tivessemos a autoridade e poder suficiente pra poder acabar com todas essas formas de violência,porém isto já é considerado cultura e tradição pelos farristasque vem se perpetuando como já se ve com as crianças que são tambem adeptas á esse movimento desumano,e do ponto de vista deles é apenas cultura,oque cabe a nós fazer e ajudar os pobres animais torturados?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *