Fórum Internacional discute construções sustentáveis
26/02/2008
Sacolas de plástico, um problema que não precisamos
26/02/2008

Turismo a favor do meio-ambiente

Viajar quase sempre é sinônimo de prazer, de descobrir belos lugares, pessoas interessantes, outras culturas. Por outro lado, turismo também pode significar acúmulo de lixo, depredação da natureza e do patrimônio histórico e cultural do local visitado.
Com a intenção de divulgar inovações no desenvolvimento, gerenciamento e marketing que promovam o turismo sustentável e valorizem fauna, flora, cultura, belezas naturais, história e bem estar dos moradores de cada lugar, a National Geographic Society e a Ashoka’s Changemakers lançaram o primeiro Concurso de Geoturismo (Geotourism Challenge: Celebrating Places/Changing Lives).
Os interessados têm até o dia 16 de abril (às 15h, horário de Brasília) para se inscrever – caso realizem turismo sustentável – ou nomear possíveis candidatos que o façam. As inscrições podem ser feitas no site do concurso. Depois disso, os internautas vão poder comentar e discutir as idéias que foram apresentadas, sugerir lugares e até acrescentar informações que contribuam para o geoturismo.
A partir do dia 28 de maio, todo mundo que quiser pode votar em três dos 12 finalistas escolhidos pela organização do concurso. Os três mais votados – o resultado sai no dia 11 de junho – recebem 5 mil dólares, cada, e apresentam suas idéias na Conferência do Concurso de Geoturismo.
Quem são os fortes candidatos: pessoas e organizações que ajude a construir a auto-estima da comunidade, a aprimorar o conhecimento sobre determinado lugar, a proteger as características marcantes do lugar e a melhorar o bem-estar dos habitantes locais.
Este é o primeiro dos próximos três anos em que a competição será realizada a fim de criar uma comunidade virtual de turismo sustentável ao redor do mundo.
(Thays Prado, Planeta Sustentável, 22/02/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *