Fenômeno é anual no Estado
19/02/2008
Diretor-presidente da CTS-Brasil diz que mudança na conscientização só será possível se formos na base do indíviduo
19/02/2008

Estudo com demandas de jovens será debatido em conferência

As preocupações e demandas identificadas pela pesquisa Juventude e Integração Sul-Americana embasarão as discussões da Conferência Nacional da Juventude, que será realizada de 27 a 30 de abril, em Brasília.
Na avaliação de Danilo Moreira, secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Juventude e coordenador da conferência, o estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicos (Ibase) e pelo Instituto de Estudos Formação e Assessoria em Políticas Sociais (Pólis) ajudará a qualificar o debate.
“A pesquisa foi feita com segmentos organizados da juventude e será um subsídio indispensável para o debate da conferência, com certeza vamos utilizar os dados e as análise da pesquisa na etapa nacional e isso vai ter um impacto muito grande”, informou à Agência Brasil.
Segundo ele, a pesquisa, apresentada hoje (18/02), aponta algumas demandas que as etapas preparatórias à conferência já têm identificado, como aquelas relacionadas à educação, ao trabalho e à cultura.
“Não tem novidade. Mas é importante se reafirmar e debater com mais centralidade alguns temas. Na questão do trabalho, por exemplo, é importante ver como se regulamenta o trabalho juvenil, o governo tem criado muitos postos de trabalho e 95% são para jovens”, afirmou.
“O ambiente de crescimento tem proporcionado melhores condições de vida para os jovens, tendo acesso ao trabalho, mas isso ainda é pouco. Tem que se discutir qual a qualidade do trabalho, qual a média salarial, quais as condições de segurança no trabalho que ele tem, quais os direitos”, complementou o secretário-adjunto.
O espaço para este tipo de debate, segundo ele, é a Conferência Nacional da Juventude, precedida de conferências municipais e estaduais.
As conferências municipais se encerram este mês. Em março será a vez das estaduais – até agora, apenas uma aconteceu. Segundo Moreira, mais de 100 mil pessoas já participaram das discussões. “Isso demonstra o potencial e o desejo de participação da juventude. Vamos sistematizar todo esse debate para a conferência nacional”, ressaltou.
As conferências nacionais promovem o debate de políticas públicas em diferentes setores, como educação e saúde, pela sociedade civil. Este ano acontecerá a primeira Conferência Nacional da Juventude. De acordo com Danilo Moreira, as resoluções serão analisadas pelo governo federal para eventual aprimoramento de ações ou criação de novos programas.
“Esperamos que o resultado desse processo de mobilização paute com muita força as eleições municipais, não em defesa desse ou daquele candidato, mas para que cada candidato se sinta positivamente constrangido a apresentar uma plataforma para a juventude em sua cidade”, afirmou o secretário.
(O Popular, 18/02/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *