Inscrições para Maratona de SC começam na próxima segunda-feira (03/03)
28/02/2008
A receita do mundo: urbanização e globalização
28/02/2008

Escolas públicas poderão se inscrever ao Prêmio de Referência em Gestão Escolar

A Secretaria de Estado da Educação (SED) está divulgando, nesta semana, nas 5,9 mil escolas públicas estaduais e municipais de Santa Catarina um dos concursos mais importantes no Brasil na área da educação: O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar.
As 36 Gerências Regionais de Educação (Gereis) receberão as inscrições das unidades escolares interessadas em participar do evento até o dia 15 de abril, e até 15 de maio deverão encaminhar à SED os trabalhos classificados em sua região, com o documento de auto-avaliação devidamente preenchido.
O documento e os manuais de orientações serão remetidos às Gereds que, por sua vez, encaminharão às escolas interessadas. Além do Comitê Estadual, deverão ser formados comitês regionais, encarregados de sensibilizar, divulgar e esclarecer as unidades escolares quanto à montagem de cada projeto.
Implantado em 1998, o Prêmio tem como objetivo estimular a melhoria do desempenho da unidade escolar e o sucesso da aprendizagem dos estudantes, valorizando as escolas que realizam projetos e práticas eficazes de gestão.
As escolas selecionadas, uma por Estado e Distrito Federal, além de receberem diplomas, uma coletânea de vídeos educativos e a quantia de R$ 2 mil. Dessas, quem apresentar o melhor projeto ganhará também o diploma “Destaque Brasil” e R$ 10 mil, enquanto os diretores receberão uma viagem de intercâmbio para troca de experiências com outros educadores no exterior. O lançamento do evento, que tem como ano-base 2007, ocorreu em novembro do ano passado.
A fase estadual de avaliação e seleção das escolas será de 16 de maio, e até 7 de agosto os projetos deverão ser remetidos ao Comitê Nacional. A solenidade de premiação está prevista para setembro, em Brasília.
A solenidade de premiação está prevista para o mês de novembro, em Brasília. Vice-presidente do Consed na Região Sul do Brasil, o secretário Paulo Bauer considera de suma importância a realização do concurso. “Além de ser um estímulo a mais para o desempenho dos gestores, estimula os professores e alunos a participarem de práticas que tragam bons resultados à sua escola, refletindo diretamente em sua aprendizagem”, ressalta.
Em sua 9ª edição, o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (Consed), em parceria com a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Conta com a promoção e o patrocínio da Fundação Roberto Marinho.

Documentação e critérios –
Os critérios para a auto-avaliação escolar se baseiam na gestão de resultados educacionais, na gestão participativa, pedagógica, de pessoas, de serviços e de recursos.
Cada uma das 36 Gerências Regionais de Educação deverá encaminhar ao Comitê Estadual os seguintes documentos: ata da reunião do Comitê Regional, com indicação das escolas inscritas por rede e município; instrumento de auto-avaliação (entregue na unidade escolar) devidamente preenchido; justificativa da candidatura ao Prêmio, além da descrição documentada e análise interpretativa das principais ações listadas no instrumento.
Outra documentação que precisa ser encaminhada é o plano de ação para a melhoria da escola e sua gestão; relatório do processo de auto-avaliação assinado pelos integrantes do Colegiado, com identificação do segmento da comunidade escolar que representa.
Mais informações poderão ser obtidas junto à Diretoria de Educação Básica da SED, através do telefone (48) 3221-6066, com o assessor de Planejamento, professor Renato Kock.
Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia
(Governo do Estado de SC, 27/02/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Pode ser um projeto já realizado, mas que do pode ser ampliado?
    janice

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *