Florianópolis terá apagão por causa dos ecochatos
28/11/2007
Energias renováveis em debate
28/11/2007

SC inova para conter efeito estufa

Da coluna de Estela Benetti (DC, 28/11/2007).

A patente internacional obtida pela empresa catarinense CarbonoBrasil Tecnologia e Serviços Ambientais, cuja inovação consiste no uso do plasma térmico para tratar gases poluentes e do efeito estufa, promete ser a grande novidade a ser anunciada durante a Eco Power Conference, que será aberta hoje à noite, no Costão do Santinho, em Florianópolis.

A tecnologia, que envolveu vários pesquisadores, principalmente da área de química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), utiliza o plasma (um gás ionizado que pode alcançar temperaturas de até 50.000ºC e cria um fluxo de elétrons com velocidade de até 6 mil quilômetros por segundo) para degradar as moléculas de gases como o CO2, principal causador do aquecimento global. A solução pode ser instalada em usinas termelétricas, escapamentos de veículos e chaminés de indústrias.

Conforme o presidente da CarbonoBrasil, Rui Fernando Müller, a idéia é viável porque apresenta uma solução simples e eficiente para um problema mundial, podendo ser adaptada em qualquer fonte emissora de gases poluentes e de efeito estufa. E as empresas que adotarem a tecnologia poderão vender créditos de carbono. Agora com a patente, a CarbonoBrasil procurará transformar a inovação em produtos. A empresa vai apresentar sua tecnologia à imprensa às 14h30min de amanhã, na Eco Power.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *