Reciclagem
13/08/2007
O que sabem os vizinhos?
13/08/2007

Da coluna de Roberto Azevedo (DC, 12/08/2007).

Há uma verdadeira guerra de interesses por trás do plástico oxibiodegradável. Ao ler o questionamento técnico feito por geólogos e engenheiros químicos na coluna, que não concordam que o material seja uma solução ecológica, como o anunciado, o deputado Onofre Agostini (DEM) já estuda propor uma audiência pública para debater o assunto em Santa Catarina.

Onofre é autor do projeto na Assembléia Legislativa que torna obrigatória a utilização do plástico por todos os estabelecimentos comerciais do Estado. Em São Paulo, projeto idêntico foi vetado pelo governador José Serra (PSDB) e pelo prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab (DEM).

Plástico 2

Empresas produtoras de embalagens e que apostaram na tecnologia, como a Royal Pack, que lançou o Green Pack (pacote verde), questionam as informações de especialistas, que o polímero oxibiodegradável, por se tratar de uma macromolécula estável, derivada do petróleo, demore mais tempo para se deteriorar no ambiente. Alegam que este formato não tem o princípio químico que as fábricas utilizam para tornar o material ecologicamente viável.

Disparam, ainda, contra as empresas petroquímicas, fornecedoras da matéria-prima do plástico comum, que estariam fomentando a polêmica. Na semana que vem, a Royal Pack promete emitir uma nota oficial. Antes disso, fica evidente o clima de confronto comercial, técnico e político que torna a história, até então, nada biodigerível.

É claro, no meio desta bronca está o consumidor, que precisa ter mais informações para se posicionar diante desta nova questão ambiental.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *