É possível salvar a cidade?
02/08/2007
Carvoeira, o bairro que não existe
03/08/2007

Baleias-francas são avistadas em Florianópolis

A presença de uma baleia-franca surpreendeu os turistas e os moradores na Praia Brava, no Norte da Ilha, em Florianópolis, ontem.

Acompanhada de seu filhote, a baleia, que mede 10 metros de comprimento, foi vista pela primeira vez na manhã de ontem.

Durante todo o dia, os dois mamíferos circularam pela praia, com dois quilômetros de extensão. Quem passou pelo lugar não teve dificuldades para avistar as baleias, que estavam a poucos metros de distância da orla e nadavam bem próximas aos surfistas.

De acordo com o gerente do Hotel Praia Brava, Cesar João Silva, 37 anos, esta é a primeira baleia-franca que aporta nas águas frias da Praia Brava neste ano.

– Há quatro anos, observo as baleias que vêm para a Brava. No ano passado, uma baleia ficou 20 dias por aqui – contou Silva.

Em 2006, foram registrados 150 mamíferos no Estado

Até novembro, outros animais devem aparecer nas baías de Santa Catarina, o berçário das baleias-francas no Brasil, de acordo com o presidente da ONG Baleia Franca, Eduardo Peixoto.

As fêmeas vêm da Antártida para o litoral brasileiro para o período de reprodução e nadam cerca de 15 dias até chegarem ao Estado. No ano passado, a ONG Baleia Franca registrou a presença de 150 mamíferos nas praias de Santa Catarina.

(Nanada Gobbi, DC, 03/08/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *