Convivendo com a (in)segurança
16/07/2007
Agenda da Ong: 16 a 22 de julho
16/07/2007

Pingüins são encontrados mortos

Mais de 20 pingüins apareceram mortos na faixa de areia da Praia Brava, em Florianópolis, na manhã de sábado. Também foram encontrados mortos um filhote de lobo-marinho e três tartarugas, essas no início na noite na última sexta-feira.

Os animais marinhos não apresentavam sinais de ferimentos. Conforme o morador Mário Gonçalves, as tartarugas mortas apareceram primeiro. Como ele costuma caminhar na praia todos os dias, pela manhã e à noite, avistou a enorme quantidade de pingüins.

Um funcionário do projeto Tamar esteve no local para retirar as tartarugas e encaminhar para análise.

De acordo com o veterinário do projeto de preservação, Kadache Yashida, a morte das tartarugas ainda não foi diagnosticada. Mas pode estar relacionada à pesca ou ao Inverno.

Já os pingüins e o lobo-marinho, como saem da região da Patagônia, durante o Inverno, teriam chegado debilitados e sem forças por causa da viagem bastante desgastante. O veterinário também não descarta a possibilidade de eles terem sido vitimados pela atividade da pesca.

De acordo com o soldado da Polícia Ambiental, Saulo Sell, outra hipótese é de que os animais tenham enfrentado água poluídas durante seus trajetos. Os pingüins e o lobo-marinho foram recolhidos pela polícia ambiental ainda no sábado, mas não apresentavam manchas de óleo pelo corpo.

Não foi a primeira vez, neste Inverno, que animais marinhos aparecem mortos nas praias de Florianópolis. Há menos, cerca de duas semanas, pingüins mortos foram encontrados na Praia de Pântano do Sul, Sul da Ilha. Outras três tartarugas mortas também foram recolhidas pelo projeto Tamar – em Ingleses (Norte), Santo Antônio de Lisboa (Norte) e Praia Mole (Leste).

(DC, 16/07/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Rafael disse:

    Olá,

    Tenho quase certeza que o principal motivo é a pesca de arrasto de grandes embarcações p/ grandes mercados de peixes. Como a pesca é por arrasto e geralmente encurralam as espécies da fauna marinha elas não tem pra ondem correrem e acabam morrendo nas redes. Enfim p/ não serem multados jogam estes animais no mar que acabam chegando a orla.

    Em Cabo Frio – Praia do Forte, não é diferente, toneladas e mais toneladas de peixes sendo pescados sem nenhuma fiscalização, chegam a somar cerca de 200 toneladas de peixe em 2, 3 dias segundo pescadores artesanais da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *