Salário no setor de turismo é baixo
01/02/2007
Um Mercado Público e democrático
01/02/2007

Coleta seletiva é aprovada no 1º dia de testes

A Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) e a Associação dos Coletores de Material Reciclado iniciaram ontem a simulação da logística do novo sistema de coleta seletiva. Os testes serão realizados até amanhã. No primeiro dia, a avaliação foi positiva, inclusive no ponto de recolhimento ao lado do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC).

Durante o dia foram registrados apenas alguns problemas de horários. Segundo Luiz Carlos de Mello, assessor técnico da Comcap, responsável pela mudança dos catadores da cabeceira da Ponte Pedro Ivo para um galpão da companhia, uma reunião convocada para a noite de ontem estabeleceria os ajustes para hoje. Na segunda-feira, ocorrerá uma reunião geral.

Ontem, um caminhão, durante a manhã, e quatro, a partir das 16h, realizaram o recolhimento nos locais estabelecidos – Direto do Campo (no aterro da Baía Sul), estacionamento da Aflov (em frente ao Terminal Rita Maria), TAC e Parque da Luz (cabeceira da Hercílio Luz).

Em horários determinados, os catadores descarregaram os carrinhos diretamente nos caminhões. No ponto do TAC, onde está previsto o descarregamento de três cargas, entre 11h e 11h30min, não foi registrado qualquer incidente.

Para os catadores, a mudança foi encarada com entusiasmo. José Cláudio de Mello, que faz parte da associação há 11 anos, acredita que o novo sistema dará certo. Ontem, ele conseguiu fazer cinco cargas, ao invés das três que fazia.

População ainda não sabe separar o material

No galpão cedido pela Comcap aos catadores, o clima era de otimismo. No primeiro dia em que trabalharam com os novos equipamentos (prensa e esteira), eles ainda se adaptavam à nova forma de trabalho. As únicas reclamações foram o calor – exaustores ainda não foram instalados – e a falta de consciência da população, que não separa adequadamente o material reciclado.

O presidente da associação Luiz Carlos dos Santos afirmou que os coletores irão se adaptar ao sistema.

– Estamos planejando esta mudança há um ano. Tudo saiu como previsto e as pessoas não precisam se preocupar porque não haverá acúmulo de material pela cidade – concluiu.

Programação

9h às 9h30min: Parque da Luz
9h40min às 10h30min: Aflov
11h às 11h30min: TAC
11h40min às 12h: Aflov
14h às 15h30min: Direto do Campo
16h30min às 17h: Parque da Luz
17h10min às 22h: Aflov
18h às 22h: Direto do Campo

(Taís Shigeoka, DC, 01/02/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *