Crise na prefeitura
20/10/2006
Paradigmático
24/10/2006

Seis secretários deixam cargos

Na tarde de ontem, o prefeito da Capital Dário Berger tomou conhecimento da decisão de seus seis principais secretários: exoneração de seus cargos. Os secretários Gean Loureiro, Filipe Mello, Renaldo Ax, Rodolfo Pinto da Luz, Ildo Rosa e Paulo Freitas Jr. se reuniram com o prefeito na Secretaria Municipal do Continente e passaram a tarde discutindo os motivos e as repercussões da “irrevogável” saída do grupo.

Depois seguiram para a Biblioteca Pública Municipal, no Estreito, para avisar os assessores diretos, que saíram chorando. Com um clima de cordialidade, atenderam à imprensa sem deixar clara a razão do pedido de exoneração. Disseram que a decisão foi amadurecida entre os seis, que formavam o primeiro time da administração, e que a relação com o prefeito continua boa.

– Vamos cumprir nossos compromissos com a prefeitura e a cidade – afirmou Mello, ao explicar que os secretários permanecem nos cargos, a pedido de Dário Berger, até que a equipe seja reestruturada.

Afinado com o que disseram os secretários, a assessoria de imprensa da prefeitura falou que o prefeito Dário aceitou os pedidos de exoneração e que a saída é um processo natural dentro da administração. O fato em si surpreendeu o prefeito, que há algum tempo vinha discutindo a saída de dois dos secretários, mas não esperava que a decisão fosse tomada agora. Surpreendeu também que outros dois, um adjunto e o controlador-geral do município, tenham se juntado a esses dois secretários que vinham há tempo anunciando a saída.

Gean Loureiro nega ter conflito e se diz fiel ao prefeito, mas parecia aliviado por deixar o cargo.

– Dário continua sendo meu líder político – assegurou Loureiro na saída da reunião com seus assessores.

Segundo funcionários, o clima na prefeitura já estava pesado e, pelos corredores, ouvia-se comentários entre os próprios servidores como “vocês já começaram a chorar?”.

Algumas declarações deixam uma lacuna. Os secretários Ildo Rosa e Renaldo Ax desabafaram que houve desgaste e que não agüentavam as amarras do governo municipal.

Sobre a saída de mais gente, dos segundos e terceiros escalões, a assessoria da prefeitura disse se tratar também de algo normal, pois a medida que novos secretários forem assumindo, vai convidar pessoal “de confiança” para compor a equipe.

De acordo com a assessoria, as obras e demais projetos do município não vão parar.
(Débora Remor, Colaboraram: Alícia Alão e Djalma Pacheco, DC, 20/10/2006)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *