Futuro
25/09/2006
Pesquisa retrata o futuro do turismo em SC
25/09/2006

Turismo em SC até 2011

Acontece em Florianópolis, amanhã e terça-feira, o fórum “O futuro do turismo em Santa Catarina entre 2007 e 2011”, que apontará tendências para os negócios. O trabalho é uma parceria da S3 Studium, do sociólogo italiano Domenico De Masi com a Unisul. “Livre Mercado” antecipa o diagnóstico. Os resorts e grandes empreendimentos turísticos serão no próximo quinqüênio, escassos em Santa Catarina, em comparação ao Nordeste, que estará investindo nesta direção.

Santa Catarina só fará parte dos planos de expansão das redes hoteleiras no médio e longo prazos. A inserção das redes internacionais ocorrerá apenas em destinos com um fluxo maior de executivos, como Blumenau, Florianópolis e Joinville. Em relação a este tipo de público-alvo, a estratégia da hotelaria de redes será posicionar-se nos centros das cidades catarinenses, deixando o litoral e as demais regiões turísticas para a hotelaria independente. Nos próximos anos, o desenvolvimento do setor em Santa Catarina vai passar pela busca por turistas mais exigentes. Para elevar o gasto médio, terá de haver serviços de alto valor para turistas ricos a partir de feiras, congressos e seminários; e esportes náuticos, turismo de aventura, esportes marinhos.

Ecologia e meio ambiente

A competição entre os atrativos turísticos será mais global. Os eventos farão parte de solução para diminuir a sazonalidade. Outros fatores decisivos vão ser a diferenciação e o preço. Para Santa Catarina, ganharão importância os atrativos turísticos de qualidade ambiental e do patrimônio natural. Vão se valorizar os segmentos que investirem em ecologia e ecoturismo, particularmente para viajantes dos países desenvolvidos. Por isso, destinos que se preocuparem com a sustentabilidade e o meio-ambiente natural e a qualidade serão mais demandados. Neste contexto, será vital a criação de parques e áreas de preservação permanentes. Até 2011, a mentalidade extrativista, porém, continuará dominando parte da população litorânea catarinense.
(A Notícia, 25/09/2006)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *