Urbanismo
23/08/2006
Questão de ordem
23/08/2006

Guias turísticos reclamam na Capital

Um grupo de guias turísticos protestou ontem devido à determinação da prefeitura da Capital para que cedam a sala principal do Portal Turístico, na entrada da Ilha, para a Guarda Municipal.

O guia João Batista Antunes de Souza, que trabalha no setor há 32 anos, chegou a fazer greve de fome.

– Saí de casa sem comer e sem tomar insulina. O que a prefeitura quer fazer é um erro. Vai ser muito ruim para a gente e para o turismo na cidade – disse.

Os guias ocupam, há 22 anos, a sala que tem 60 metros quadrados e fica de frente para o estacionamento. Eles devem se transferir para uma sala de 20 metros quadrados nos fundos. Os guias dizem que a mudança vai prejudicar o atendimento aos turistas.

Média é de 200 atendimentos por dia em Florianópolis

A presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Santa Catarina, Jeanete Braun, disse que os guias fazem uma média de 200 atendimentos por dia.

– O modelo adotado em Florianópolis é elogiado no país. A cidade é a única Capital que tem logo em sua entrada um serviço de atendimento ao turista – disse Jeanete, que também é do Conselho Nacional dos Guias de Turismo.

Nos meses de baixa temporada, 16 guias trabalham no Portal. No Verão, são 30. Todos são credenciados pelo Ministério do Turismo.

Em Florianópolis, há uma lei de 1998 que determina que todo ônibus de turismo deve parar no Portal antes de entrar na Ilha. Se não parar, pode ser multado. Na última temporada, segundo números da Santa Catarina Turismo (Santur), a cidade recebeu 600 mil turistas, quase o dobro de sua população fixa.
(Jefferson Bertolini, DC, 23/08/2006)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *