Festival Internacional de Tango
17/02/2006
O Iate Clube e a Ponta do Coral
18/05/2006

Governo define plano de ação até 2015

O Plano Catarinense de Desenvolvimento 2007/2015 foi lançado ontem (17/05) pelo governador em exercício Eduardo Moreira e pelo secretário do Planejamento, Olvacir Fontana. O documento é o primeiro desde o Plameg, feito da década de 60.

Focado na descentralização das ações de governo e no desenvolvimento sustentável, o plano (PCD) contém o planejamento de longo prazo dos procedimentos de responsabilidade do poder executivo.

“É um instrumento na busca da sinergia e direcionamento dos esforços”, afirmou Eduardo Moreira.

O PCD foi dividido em quatro áreas: economia e meio ambiente; social; tecnologia e política pública. Na primeira, a principal diretriz é aumentar de forma sustentável a competitividade. Na social, promover a eqüidade entre as regiões.

Com relação à tecnologia, apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico como forma de promover o desenvolvimento sustentável é a diretriz. Na última, o objetivo é consolidar a gestão pública ética e comprometida com a qualidade dos serviços e com o bem público.

A falta de trabalho semelhante nas gestões posteriores a Celso Ramos provocou “um apagão do planejamento”, salientaram Olvacir Fontana e a diretora de Planejamento, Reginete Panceri.

Iniciativa anterior apresentou reflexos na década seguinte

As ações que permitiram ao Estado contar com o mais alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país e também se tornar a 7ª economia brasileira são resultado do Plameg, que ainda apresentou reflexos na década seguinte, concluiu a diretora de planejamento.

Participaram da solenidade realizada durante o Seminário SC 2015 os secretários Max Bornhold (Fazenda); Ivo Carminati (Coordenação); Felipe da Luz (Agricultura); Sérgio Silva (Desenvolvimento Sustentável); Elisabete Anderle (Educação); João Dão Köeddermann (Desenvolvimento Regional em Itajaí), Ivo Schmitt Júnior (Desenvolvimento Regional em Jaraguá do Sul), além dos presidentes Gilson dos Santos (Tribunal de Contas do Estado), Glauco Côrte (Fiesc em exercício); Vinícius Lummertz (SCParcerias) e do vice-presidente da Assembléia, deputado Herneus de Nadal.
(DC, 18/05/2006)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *