Figueira reforma estádio de olho na Copa de 2014
06/01/2006
Prefeitura vai fazer varredura para fiscalizar esgoto irregular nos Ingleses
06/01/2006

Fatma analisa balneabilidade de 106 balneários

Os turistas que freqüentam as praias do litoral de Santa Catarina contam com uma vantagem que poucos Estados no Brasil oferecem. Além da diversidade de suas paisagens – que misturam baías, enseadas, costões e muitas ilhas – e da exuberante beleza natural, o Estado garante a seus freqüentadores um serviço de utilidade pública essencial no verão: o monitoramento da qualidade da água do mar para o banho humano.

A Fatma, Fundação do Meio Ambiente, faz análises mensais durante o inverno e semanais durante o verão em 106 balneários de Santa Catarina, o que significa 27 municípios, para verificar se eles são próprios ou impróprios para banho.

Os locais de coleta são escolhidos levando-se em conta a quantidade de banhistas e a proximidade a saídas de corpos d’água, como rios, riachos, valas e tubulações. Esses locais muitas vezes são procurados por crianças e adultos atraídos pela água quente e calma, ignorando que é exatamente pelos corpos d’água que o esgoto chega à praia. A água contaminada pode causar doenças como gastroenterite, verminoses, doenças de pele e até doenças mais graves de veiculação hídrica como hepatite, cólera e febre tifóide.

Para saber se a água é própria para banho e esportes, a Fatma verifica a quantidade de Escherichia Coli existentes. O local será considerado imprórpio para banho quando 80% dos últimos cinco resultados estiverem acima de 800 Escherichia Coli por 100 mililitros.

Para obter um resultado de balneabilidade são feitas cinco coletas consecutivas, uma a cada semana. Ao fazer a sexta, descarta-se a primeira, ficando novamente com cinco. A coleta é feita sempre no mesmo local, a aproximadamente um metro de profundidade. Além da coleta, a Fatma também acompanha as condições climáticas, o vento, a maré, a temperatura e o PH da água. Tais fatores podem influenciar no resultado de balneabilidade.

Confira a Balneabilidade do Litoral Catarinense.
Fonte: Casa do Jornalista / Assessoria de Imprensa FATMA, 05/01/2006

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

4 Comentários

  1. sandra cristina grappin brazolin disse:

    gostaria muito em saber como funciona aFatma em todo brasil ,pois estou com interesse de comprar oleo vegetal usado e revende-lo só que eu nao sei para quem oferecer já que moro em uma cidade muito pequena,já faço trabalho voluntário nas escolas com lixo reciclavel.\moro em Caçapava estado de Sao Paulo perto da cidade de Sao José dos Campos.se puderem me ajudar eu agradeceria. sandra

  2. Janine, da equipe do site disse:

    Para obter mais informações sobre compra e revenda de óleo vegetal entrar em contato com a Fatma.

    Segue os contatos de abrangência nacional da Fatma – Fundação do Meio Ambiente

    E-mail: fatma@fatma.sc.gov.br
    Telefone: 0800-6441523
    (expediente: das 13h às 19h)

  3. CAmila disse:

    quais os procedimento devo tomar para tirar a carteirinha para pescar em embarcação sem motor?
    qual localidade devo ir?
    por favor, se puder retornar, agradeço desde já

    muito obrigada

  4. Prezada CAmila,
    Maiores informações e as respostas para suas dúvidas podem ser adquiridas no site http://www.sindpesca.org.br/, ou em contato com eles.
    Muito obrigado por sua participação!
    Atenciosamente,
    equipe do site https://floripamanha.org.
    Quando você faz bem pra Floripa, faz bem pra você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *