Esgotamento sanitário
19/06/2024
AMA Florianópolis comemora 30 anos com carreteiro beneficente
20/06/2024

Casan promove atividade sobre animais decompositores de lixo orgânico em escola

Imagem de uma atividade de educação ambiental com crianças. Duas mulheres, usando uniformes da CASAN, estão em uma mesa realizando uma oficina sobre compostagem. Uma delas segura um cartaz colorido que diz "O que tem na compostagem" e mostra ilustrações de itens compostáveis. A outra está manipulando o composto orgânico na mesa. Ao redor da mesa, há várias crianças observando e participando. Na mesa, há recipientes rotulados como "Composto Orgânico" e "Húmus". As crianças parecem interessadas e envolvidas na atividade.

Foto: Acervo CASAN

Em mais uma etapa do Programa de Educação Ambiental que aborda o tema do lixo orgânico, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) promoveu na última terça-feira (18) uma nova atividade na Escola José do Valle Pereira, no Bairro João Paulo, em  Florianópolis. O objetivo foi sensibilizar crianças de 7 a 9 anos sobre os animais invertebrados, que atuam na decomposição da matéria orgânica e podem ser encontrados nas chamadas composteiras, que são recipientes em que o lixo orgânico é decomposto e transformado em adubo.

A ação acontece em continuidade ao projeto iniciado no ano passado, quando as crianças foram introduzidas à prática de compostagem. Os alunos produziram pequenas composteiras domésticas, reutilizando garrafas PET para destinação de restos de alimentos. Agora, nesta aula, os estudantes tiveram contato com insetos, minhocas e miriápodes (centopeias e piolhos-de-cobra), que auxiliam no processo de transformação do resíduo em composto orgânico. Com o auxílio de estereoscópio e lupas, as crianças puderam observar as diferenças de estrutura e do movimento de cada uma dessas classes de animais invertebrados.

“Através de atividades lúdicas e de toque, nós conseguimos retirar o estigma que esses animais possuem de nojentos e fazer com que as crianças percebam que eles desempenham um papel importante no ecossistema”, explica a bióloga e educadora ambiental, Myrna Hornke. A atividade promovida pelo projeto socioambiental acontece em paralelo aos projetos desenvolvidos em aula pelos professores.

As oficinas e atividades abordam diferentes temas relacionados ao saneamento, meio ambiente e ecologia por meio de brincadeiras, gincanas, práticas artísticas, rodas de conversa, palestras e mutirões de limpeza, incentivando as crianças e adolescentes a atuarem como agentes de transformação social. Todas as ações foram aprovadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e pela Secretaria Municipal de Educação.

O Programa de Educação Ambiental desenvolve ações nos bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande, onde a Companhia executa obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário. As obras têm investimento total de 129,6 milhões de reais com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

(Informe Floripa, 19/06/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *