Incubadora Fermento: vai ter tecnologia na gastronomia sim.
11/10/2021
Blitz Sanear: lacres e multas por crime ambiental no Norte e no Sul da Ilha
11/10/2021

Florianópolis tem obra parada de saneamento por impasse

Obra parada no sul da ilha (Foto: Casan/ Divulgação)

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 10/10/2021)

É‌ ‌impressionante‌ ‌a‌ ‌nossa‌ ‌incapacidade‌ ‌para‌ ‌resolver‌ ‌os‌ ‌impasses‌ ‌no‌ ‌saneamento‌ ‌de‌ ‌Florianópolis.‌ ‌A‌ ‌obra‌ ‌da‌ ‌estação‌ ‌de‌ ‌tratamento‌ ‌de‌ ‌esgoto‌ (ETE)‌ da Casan, ‌no‌ ‌Rio‌ ‌Tavares‌, ‌segue‌ parada. ‌Em agosto de 2020, o IMA atendeu uma recomendação do ICMBio‌ ‌e suspendeu a licença ambiental. Foi solicitado um estudo de alternativas para disposição do efluente tratado da ETE. O prazo para concluir esse estudo é o primeiro trimestre de 2022. ‌Parte da comunidade‌ ‌não‌ ‌aceita‌ ‌nem‌ ‌o‌ ‌despejo‌ ‌tratado‌ ‌no‌ ‌Rio‌ ‌Tavares‌ ‌e‌ ‌tampouco‌ ‌via‌ ‌emissário‌ ‌submarino.‌

A‌ ‌construção‌ ‌está‌ ‌60%‌ ‌pronta.‌ ‌Após estes estudos, teremos‌ ‌mais‌ ‌audiências‌ ‌públicas.‌ ‌Muitas‌ ‌delas,‌ ‌já‌ ‌realizadas,‌ ‌completamente‌ ‌improdutivas,‌ ‌na‌ ‌medida‌ ‌em‌ ‌que‌ ‌há‌ ‌que‌m ‌chegue‌ ‌com‌ ‌opinião‌ ‌pronta,‌ ‌antes‌ ‌mesmo‌ ‌de‌ ‌ouvir‌ ‌os‌ ‌técnicos.‌ Enquanto isso, o esgoto in natura segue lançado no meio ambiente do sul da ilha.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *