Novo aeroporto sai do papel até março de 2014
07/05/2010
Agenda de 10 a 16 de maio de 2010
07/05/2010

Instituto faz ranking do saneamento no Brasil: Florianópolis aparece em 30º

O Instituto Trata Brasil divulgou nesta quinta-feira o ranking do saneamento com a avaliação dos serviços nas 81 cidades mais populosas do País (com mais de 300 mil habitantes). Florianópolis aparece em 30º e Joinville, em 62º.

O estudo avalia o saneamento para quase 50% da população do país, já que nas cidades mais poulosas moram 72 milhões de brasileiros.

Segundo a avaliação do instituto, o Brasil conseguiu melhorar o alcance da prestação dos serviços de coleta e de tratamento de esgoto com a retomada dos investimentos no setor, desde a criação do Ministério das Cidades, em 2003, mas não atingirá a universalização dos serviços sem um maior engajamento das prefeituras.

“São as cidades que apresentam os maiores problemas sociais decorrentes da falta dos serviços e que concentram cerca de 72 milhões de pessoas no País”, afirmou Raul Pinho, Conselheiro do Instituto Trata Brasil.

O estudo revelou que entre os anos de 2003 e 2008 houve um avanço de 11,7% no atendimento de esgoto nas cidades observadas e de 4,6% no tratamento.

Ainda assim são despejados no meio ambiente todos os dias 5,9 bilhões de litros de esgoto sem tratamento algum, gerados nessas localidades, contaminando solo, rios, mananciais e praias do País, com impactos diretos à saúde da população.

Confira o estudo completo.

(AN Verde, 06/05/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *