Seminário discute Reservas de Biosfera
15/03/2007
Vice-prefeito recebe comitiva do Canadá e planta flamboyant no Sapiens Parque
15/03/2007

Brasil é o 4º em desmatamento

Os países que mais desmataram florestas no mundo entre os anos de 2000 e 2005 são Indonésia, México, Papua-Nova Guiné e Brasil. No território dessas quatro nações, estão 80% das florestas no planeta.

Ainformação consta na pesquisa Situação das Florestas do Mundo lançada na terça-feira pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Segundo a FAO, o Brasil é um dos países da América do Sul que apresentaram maior perda real da área de florestas nos últimos anos.

De acordo com o relatório, o Brasil teria desmatado, no período de 2000 a 2005, cerca de 74% da área devastada na América do Sul. Isso significa que, dos 42 mil quilômetros quadrados derrubados por ano em toda a região sul-americana, pelo menos 31 mil estão localizados no Brasil.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou desconhecer o relatório. No entanto, a ministra destacou que o Brasil é talvez um dos únicos países do mundo que apresentem um plano nacional de combate ao desmatamento.

Marina reiterou que os cuidados com o ambiente reduziram, nos últimos dois anos, o desmatamento em 52%, evitando a emissão de 430 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2).

O Brasil registrou aumento no índice de desmatamento de 0,5% (de 1990 a 2000) para 0,6% (de 2000 a 2005). No segundo período, o Brasil perdeu mais de 3 milhões de hectares de florestas. Também apresentaram altos índices de desmatamento a África, que concentrava 16% das florestas mundiais e perdeu 9%; a América Latina e o Caribe, que perdeu 22 milhões de hectares, sendo que concentrava 47% de todas as florestas existentes no planeta.

Mesmo com 7,3 milhões de hectares devastados por ano, a pesquisa aponta que a superfície de floresta está em expansão no mundo.

Isso porque mais de cem países têm programas de preservação e reflorestamento.

(DC, 15/03/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *