21 jan Corte de árvores em Jurerê In ainda sem respostas e Floram continua busca por infrator
A Floram (Fundação do Meio Ambiente) está com dificuldades para identificar o infrator que cortou ao menos seis árvores no Passeio dos Namorados, em Jurerê Internacional.
Em 8 de janeiro, o Jornal ND publicou reportagem denunciando o corte e a Floram começou a atuar no caso. De acordo com a superintendente do órgão ambiental, Beatriz Kowalski, a dificuldade está no mapeamento da região.
“É difícil, porque a área não é alcançada pelo Street View do Google, para podermos fazer o retrospecto histórico”, explicou Beatriz. Segundo a superintendente, as espécies atingidas ainda não foram identificadas também: “as árvores estavam secas. Estamos buscando identificar pelos troncos”, disse Beatriz.
Em Florianópolis, o corte de árvores, tanto nativas quanto exóticas, deve ser autorizado pela Floram. Além disso, deve prever a devida compensação, com o plantio de árvores em outro local. Se conseguir identificar o infrator, o órgão promete lavrar um auto de infração e o corte indevido pode resultar em multa.
(ND, 20/01/2022)