24 nov UFSC está entre as três universidades mais inovadoras do país
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi finalista do Startup Awards 2021, ficando entre as três universidades mais inovadoras do ecossistema de inovação do Brasil. Foram 44 mil indicações para concorrer às 15 categorias em disputa, e os três finalistas de cada uma foram escolhidos pelo maior número de indicações. Na categoria universidade, a UFSC disputou o prêmio com a USP e a PUC (RS), com a instituição de São Paulo obtendo o primeiro lugar. A cerimônia de entrega do troféu foi realizada na última sexta-feira, 19 de novembro.
A motivação para participar do evento teve início no Projeto Sinova UFSC Startup Mentoring, que conecta a universidade ao ecossistema da inovação em Santa Catarina. Para o professor Alexandre Moraes Ramos, secretário de Inovação da UFSC, o reconhecimento na premiação permitiu um resgate histórico com a cultura inovadora e empreendedora existente na universidade.
Segundo ele, o projeto, que iniciou com uma célula no campus de Florianópolis, hoje acontece em todos os campi da UFSC e tem como objetivo fomentar ideias e a criação de startups inovadoras. Ele também reforça que o projeto é voltado exclusivamente para a comunidade acadêmica e que muitos pesquisadores se sentem à vontade de participar e fomentar ideias de novos negócios com alto impacto social.
O Sinova UFSC Startup Mentoring busca incentivar que ideias de negócios surgidas a partir de projetos de pesquisa ou ideias da comunidade acadêmica da UFSC sejam mentorados por especialistas do mercado e da academia para se tornarem soluções inovadoras de alto impacto. De acordo com Ramos, existe um círculo virtuoso neste processo e cada ideia de um aluno, professor ou técnico administrativo pode originar uma spin-off, uma startup que cresça e gere conhecimento, riquezas e empregos.
O reconhecimento da UFSC como uma das universidades mais inovadoras do Brasil demonstra que o atores do ecossistema de inovação e empreendedorismo do país percebem a universidade como um motor do desenvolvimento tecnológico necessário para a criação de soluções que atendam demandas em diversos setores da sociedade civil. A Secretaria de Inovação (Sinova) também é responsável pelo gerenciamento dos ativos de propriedade intelectual provindos do corpo orgânico da instituição e tem trabalhado na prospecção dos projetos com potencial de se tornarem startups.
Maior aproximação com a sociedade
Em 2022, a Sinova vai buscar uma aproximação ainda maior com projetos inovadores que visem reduzir a pobreza, a vulnerabilidade social e alcançar o equilíbrio sustentável com o meio ambiente. Utilizando todo o conhecimento humano gerado dentro da universidade com foco em ideias de negócios de impacto social, será lançada, em novembro, a primeira edição do Sinova UFSC Social Mentoring. O evento é um novo braço do Sinova UFSC Startup Mentoring, com foco no concurso de ideação de negócios alinhados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do milênio das Organizações das Nações Unidas.
A ideia do projeto Sinova UFSC Social Mentoring é conectar a UFSC com as comunidades, pensando e gerando ideias para a erradicação da pobreza e proteção do meio ambiente. Ramos reforça que o projeto segue na mesma linha de raciocínio de um concurso de ideias de negócios, mas focado na inovação e no empreendedorismo social.
(UFSC, 23/11/2021)