22 nov Associação Empresarial de Florianópolis vê retomada com o avanço das vacinas
Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 21/11/2021)
Primeiro evento realizado pela Associação Empresarial de Florianópolis (Acif) após o avanço das vacinas, a FestAcif, sexta-feira à noite, na Alameda Casa Rosa, representou para a entidade um marco de retomada de setores econômicos mais afetados pela pandemia, em especial os de eventos e turismo. Com o final do ano, esses dois setores devem acelerar nível de atividades.
O presidente da associação, Rodrigo Rossoni, lamentou as perdas que muitas famílias tiveram com a Covid-19, mas disse a pandemia mostrou o quanto é importante a união por meio do associativismo empresarial. Para ele, esse reencontro também foi a oportunidade de reforçar a resiliência necessária para gerir negócios.
O empresário recordou que em março de 2020, quando a diretoria da entidade foi informada das amplas restrições previstas no decreto do governo estadual, concluiu que a Acif não poderia parar e criou um comitê de crise.
– Entendemos que o principal problema do nosso associado seria de caixa e aí surgiram grandes projetos que ajudaram as empresas a passar por esse período – afirmou Rossoni.
Neste ano, a Acif foi a principal articuladora da iniciativa do setor privado e da sociedade civil para oferecer atendimento para Covid na Grande Florianópolis. De 21 de março a 19 de outubro, a Aliança pela Vida atendeu 6.838 pacientes, ajudando a desafogar a rede de serviços de saúde da região quando os hospitais estavam lotados.
O presidente do Conselho Superior da Acif, Luc Pinheiro, também lamentou perdas de vidas com a pandemia e também para ele, a FestAcif foi um momento para evidenciar a força do associativismo.
O evento reuniu também ex-presidentes da entidade, como Alaor Tissot, Vinicius Lummertz – atual secretário de Turismo de Sâo Paulo – , Dilvo Tirloni, Doreni Caramori e Sander de Mira, além de Luc Pinheiro. A festa seguiu os protocolos sanitários do momento. Tiveram acesso ao evento somente pessoas com o esquema vacinal completo e com o uso de máscaras.