Pesquisa aponta sugestões para uso turístico da ponte Hercílio Luz

Pesquisa aponta sugestões para uso turístico da ponte Hercílio Luz

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 17/11/2021)

Em pesquisa coordenada pelo professor Tiago Savi Mondo, do IFSC (Instituto Federal de SC), 10 especialistas e mais de 500 moradores de Florianópolis apontaram sugestões para o uso turístico e de lazer da ponte Hercílio Luz, que foi reaberta ao público em dezembro de 2019.

No vão da ponte, os participantes que responderam ao questionário online propuseram visitas guiadas periódicas, shows de luzes e a prática de esportes radicais – como bunge jump, rapel e uma tirolesa que iria até o complexo náutico da Baía Sul. Nos finais de semana, registraram que o a pista poderia ser usada para food trucks, feiras de artesanato, cicloturismo. Poderia receber também, eventualmente, um palco 360 graus para shows.

Entre as possibilidades apontadas pelos moradores e especialistas para a cabeceira insular da Hercílio Luz estão uma feira permanente de artesanato e gastronomia e uma roda gigante com loja e receptivo para turistas. Também apareceram como sugestões a implantação de um elevador panorâmico entre a ponte e o Forte Santana e a revitalização do Parque da Luz. No lado continental, eles citaram um restaurante panorâmico e um museu.

Um relatório com o resultado da consulta foi encaminhado à Secretaria de Estado da Infraestrutura e à Secretaria de Turismo de Florianópolis. Tiago diz que o objetivo é contribuir para projetos envolvendo o patrimônio público mais visitado da Capital. O professor alerta, no entanto, que não foram feitos estudos de viabilidade técnica, financeira ou ambiental.