11 nov FloripAmanhã participa de painel em evento da USP sobre Sustentabilidade Urbana
“Participação popular e coprodução na governança urbana” foi o tema do painel com a participação da Associação FloripAmanhã, representada por sua presidente, Anita Pires, no seminário UrbanSus: Governança, Planejamento Municipal e Coprodução Cidadã. Assista o evento completo no vídeo abaixo:
Participação de Anita Pires inicia em 1:42:41
O seminário UrbanSus: Governança, Planejamento Municipal e Coprodução Cidadã teve a organização do Centro de Síntese USP Cidades Globais (USP-CG-IEA) e integra o processo formativo do Programa de Capacitação e Estudos Urbanos e Regionais para Sustentabilidade (Programa CEURS-UFSC). Foi um espaço para debater sobre a governança e a coprodução cidadã como elementos integrantes do planejamento e gestão de cidades sustentáveis e trouxe como pauta diversas iniciativas atuais no tema, com enfoque nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11-cidades e comunidades sustentáveis e 17-parcerias e meios de implementação, abrangendo os instrumentos de participação popular e gestão democrática de cidades, a governança do conhecimento e as parcerias para a sustentabilidade, tanto em âmbito nacional quanto internacional.
Foram debatidas iniciativas inovadoras como o trabalho desenvolvido pelo Instituto Pólis na Plataforma Global pelo Direito à Cidade e a Rede de Monitoramento Cidadão “Ver a Cidade”, coordenada pela Floripamanhã.
Como contribuições de cunho internacional, o seminário trouxe as reflexões do Professor João Morais Mourato, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sobre o papel da governança e dos diferentes sistemas do conhecimento na transição em direção à sustentabilidade urbana, e da Professora Claudia Garcia-Lima, da Universidade de Concepción, Chile, relatando uma experiência prática com a aplicação das Mesas de Diálogo para a elaboração de um plano estratégico de logística portuária para as cidades da região metropolitana de Concepción, visando o seu desenvolvimento econômico, social e urbano em bases sustentáveis.
Os seminários UrbanSus-Sustentabilidade Urbana, têm como objetivo trazer a reflexão sobre o papel das cidades e estimular as boas práticas ao compartilhar soluções sustentáveis urbanas – tecnologias sociais, ambientais e urbanas inovadoras.
Serviço
Organização: Centro de Síntese USP Cidades Globais (USP-CG-IEA)
Parceria: Programa de Capacitação e Estudos Urbanos e Regionais para Sustentabilidade (Programa CEURS-UFSC)
Apoio:
Programa de Pós-Graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (ProASaS-FSP-USP)
Programa de Pós-Graduação Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC-UFSC)
Programação
9h |
Arlindo Philippi Jr. (FSP e IEA-USP), Roberto Pacheco (UFSC/CEURS) e Guilherme Ary Plonski (EP e IEA-USP) |
9h30 |
Painel 1 – Participação popular e coprodução na governança urbana Exposição: Sisi Blind (ex-prefeita de São Cristóvão do Sul-SC e Diretora Executiva da Federação Catarinense de Municípios-FECAM) Silvio Alexandre Zancanaro (Prefeito de Campos Novos-SC) Rodrigo Iacovini (Instituto Pólis) Anita Pires (FloripAmanhã) Moderação: Arlindo Philippi Jr. (FSP e IEA-USP) Relatoria: Rosane Segantin Keppke (IEA-USP) e Vivian Blaso (IEA-USP) (Com informações do Instituto de Estudos Avançados IEA-USP) |
11h |
Painel 2 – Parcerias para o desenvolvimento urbano sustentável e governança do conhecimento Exposição: João Morais Mourato (ICS/Universidade de Lisboa) Claudia Garcia-Lima (Universidad de Concepción, Chile) Gilberto Natalini (ex-vereador de São Paulo) Moderação: Debora Sotto (IEA/USP) Relatoria: Carlos Andrés Hernandez Arriagada (IEA/USP e Mackenzie) e Tatiana Tucunduva Philippi Cortese (PPGCIS Uninove e IEA/USP) |
12h30 | Encerramento: Roberto Pacheco (UFSC/Programa CEURS) e Marcos Buckeridge (IB e IEA-USP) |
A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.
Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.