03 nov O uso da máscara ao ar livre em Florianópolis está com os dias contados?
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 03/11/2021)
Com 74,07% da população total com o ciclo completo de imunização e prestes a começar a exigir o passaporte de vacinação nos eventos com público acima de 500 pessoas, Florianópolis aguarda posicionamentos dos governos federal e estadual sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras.
O município não pode decidir flexibilizar sem que a mesma medida tenha sido tomada em Santa Catarina. “O entendimento do STF é de que Estados e municípios podem ser mais restritivos, e não mais liberais”, diz o procurador-geral da Prefeitura da Capital, Rafael Poletto.
Além dessa questão jurídica, de acordo com o secretário-adjunto de Saúde, Luciano Formighieri, há a necessidade de monitorar os dados e tomar decisões em conjunto.
“Não podemos liberar o uso de máscara sem um alinhamento com a CIB (Comissão Intergestores Bipartite), que incluem municípios e Estado, instância que delibera vários assuntos sobre a pandemia”, complementa Formighieri.
O governo de SC sinaliza novidades sobre as regras de uso das máscaras na semana que vem. O Estado está com cerca de 60% da população com as duas doses da vacina contra a Covid-19 e a expectativa é que seja liberado o uso de proteção em locais públicos abertos.