30 set Projeto do Ministério do Turismo vai ter Florianópolis como cidade piloto; saiba mais
Florianópolis vai participar de um projeto piloto, desenvolvido pelo Ministério do Turismo, para estimular o turismo inteligente. A Capital passa a integrar as 10 cidades brasileiras que participarão da iniciativa. Um convênio será assinado para promover um modelo de desenvolvimento. Confira!
Segundo o secretário Nacional de Desenvolvimento do Turismo, William França, “Florianópolis, dentre os destinos brasileiros, foi a mais bem pontuada. É a cidade que está mais bem preparada para se tornar um Destino Turístico Inteligente. São vários os pontos que foram considerados”.
A criadora do conceito é a Seggitur (Sociedade Estatal para a Gestão de Inovação e das Tecnologias Turísticas da Espanha). Segundo a sociedade espanhola, um ‘Destino Turístico Inteligente’ deve promover a inovação social que utiliza infraestrutura de ponta, ser facilitador da interação do visitante com empresas locais, impulsionar o desenvolvimento econômico do território e melhorar cada vez mais a qualidade de vida do residente.
Ainda conforme a criadora do conceito, além do viés tecnológico, um destino consolidado deve dar ênfase a valorização da sustentabilidade, compromissos com o meio ambiente e estar inserido ao espaço natural.
Pensando na retomada pós pandemia, o Projeto Florianópolis Destino Turístico Inteligente levará em conta a “nova normalidade”. Com isso, a tendência é estabelecer um relacionamento direto com moradores, turistas e possíveis visitantes coletando informações através de canais digitais e conexões através das tecnologias móveis.
“Diante deste cenário, o objetivo do projeto é elevar a competitividade, estabelecer uma nova cultura com prestações de serviço responsáveis e de qualidade fortalecendo os fatores ambientais, sociais e econômicos”, informou a Prefeitura.
(Balanço Geral, 29/09/2021)