22 fev Plano Diretor discute a questão da água amanhã na CDL
O grupo gestor do Plano Diretor Participativo se reúne às 19h de amanhã (22) no plenário da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) para discutir o problema da água e saneamento básico para a cidade. O contrato de concessão de trinta anos da Casan com a prefeitura termina neste sábado. Se não houver interesse de ambas as partes na renovação imediata do contrato os serviços de abastecimento de água e saneamento básico serão realizados, automaticamente, por meio de um processo transitório até uma decisão definitiva.
O coordenador do Plano Diretor Participativo (PDP), Ildo Rosa, afirmou que a data da reunião foi agendada justamente às vésperas do final do contrato para que o núcleo gestor, composto por 13 membros distritais e 26 representantes de segmentos sociais – empresários, funcionários públicos e Ongs- possa também discutir sobre o assunto.
Ildo Rosa disse, ainda, que assistiu num canal de televisão local entrevista do presidente da Casan, Walmor De Luca, onde ele admitiu não ter apresentado um projeto à Prefeitura sobre os serviços de abastecimento de água e saneamento básico a longo prazo porque o Plano Diretor Participativo não havia definido as diretrizes básicas.
De acordo com Ildo é por meio do PDP que se planeja o futuro de uma cidade, incorporando todos os setores sociais, econômico e político que a compõem, de forma a construir um compromisso entre cidadãos e governos na direção de um projeto que inclua todos. O PDP de Florianópolis ainda encontra-se em discussão e o grupo gestor tem cronograma até março de 2008 para elaborar o projeto e entrega-lo à Câmara dos Vereadores.
Entre alguns itens do programa estão o macrozoneamento, o microzoneamento, a ocupação do solo, enfim, toda a estrutura que a cidade necessita par sobreviver. Todos estes assuntos estão sendo discutidos com a população dos 12 distritos, e com os representantes do distrito sede.
(Colombo de Souza, PMF, 21/02/2007)