23 set A importância do Sistema “S” do Turismo
Com o reconhecimento oficial com a concessão do seu Registro sindical junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (D.O.U. dia 28/01/09), a CNTur – Confederação Nacional do Turismo ficou credenciada a administrar o que se chamará de Sistema “S” do Turismo.
Assim com a indústria tem o Sesi e o Senai, o Comércio tem o SESC e o SENAC, o transporte tem o Sest e o Senat, a agricultura tem o Senar e o cooperativismo tem o Sesccop, o turismo agora quer ter o seu sistema “S” com a criação do SESTUR – Serviço Social do Turismo e do SENATUR – Serviço Nacional de Aprendizagem do Turismo. A formação desses órgãos torna-se um passo fundamental para o incremento e desenvolvimento do turismo, a exemplo do que ocorreu inicialmente com a indústria, em seguida com o comércio e depois com o transporte.
É importante frisar que a medida não gerará novos encargos, quer para o setor privado, quer para o setor público e, tampouco, para os estabelecimentos vinculados ao setor de turismo. Os recursos hoje canalizados para a área do comércio (SESC/SENAC) serão redirecionados para entidades específicas do setor de turismo, a fim de serem aplicados na assistência, formação e qualificação dos trabalhadores que desenvolvem atividade vinculada ao turismo, não importando seu local de trabalho ou vinculo empregatício.
(FlorianópolisCVB, 23/09/2009)