Obras na Beira-Mar continuam suspensas em Florianópolis

Obras na Beira-Mar continuam suspensas em Florianópolis

Condições meteorológicas impedem aplicação de produto na camada asfáltica da via
As obras de recapeamento da avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, continuam suspensas por tempo indeterminado. O serviço, iniciado há algumas semanas, teve de ser interrompido na segunda-feira por causa das condições meteorológicas.
A alta umidade no ar e o risco de chuva impedem a aplicação de um produto utilizado pela prefeitura na renovação do asfalto. A previsão era retomar os trabalhos nesta terça-feira, o que não vai ocorrer, segundo o secretário-adjunto da Capital, Luiz Américo Medeiros.
O tempo continua instável e, com isso, a aplicação da “lama asfáltica”, é inviável. O material demora para secar e precisa ser aplicado em dias de sol e com o asfalto quente.
Quando o tempo voltar a ficar seco, os trabalhos serão retomados, das 6h às 17h, inclusive aos finais de semana.
Previsão
Cinco trechos da avenida no sentido Centro-bairro e outros cinco, no sentido contrário, terão de ser interditados ao tráfego nos próximos dias e o tráfego desviado para vias marginais e nas proximidades.
A primeira etapa dos trabalhos vai contemplar o asfalto entre as ruas Arno Hoeschel e a Avenida Mauro Ramos. Três pistas serão fechadas no local e o trânsito será desviado para as marginais. A previsão é que esta etapa dure 10 dias.
A próxima ocorrerá depois do verão. Serão recapeadas as marginais e o trecho entre o Corpo de Bombeiros e o Terminal de Integração da Trindade (Titri).
Teste
Na segunda-feira, apesar do céu nublado e o risco de chuva, a prefeitura fez um teste da aplicação da “lama asfáltica” num trecho de 60 metros da avenida Beira-Mar Norte. De acordo com o secretário-adjunto, o material demorou cerca de 10 horas para secar.
Uma faixa de rolamento no trecho próximo à rua Arno Hoeschel teve de ficar bloqueado ao trânsito e houve a formação de congestionamento nos horários de maior movimento.
Fresagem
Além da aplicação da nova camada de asfalto, a Secretaria de Obras ainda terá de retomar os serviços de fresagem (remoçao de parte do pavimento danificado) em trechos da avenida no sentido bairro-Centro.
Medeiros adiantou que a obra deve ocorrer simultaneamente à aplicação da lama asfáltica para minimizar os problemas ao tráfego de veículos no local. Antes, a previsão era realizar os trabalhos em períodos diferentes.
(DC, 23/09/2009)