20 set Situação do transporte coletivo da capital é tema de reunião ampliada
Entender os problemas enfrentados nas atuais linhas do transporte coletivo da capital foi o objetivo da reunião ampliada promovida nesta sexta-feira (17) pela Comissão de Trabalho, Legislação Social e Serviço Público, atendendo à solicitação da vereadora Manu Vieira (NOVO).
A parlamentar destaca horários e linhas que não voltaram a funcionar com a retomada das atividades pós-pandemia, o que gera filas nos pontos e terminais de integração, além da superlotação dos ônibus que estão funcionando atualmente. “Devido a inúmeras reclamações sobre horários que não retornaram e linhas que não foram reintegradas, a gente decidiu ouvir a Secretaria Municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano (SMPU) para que a gente possa ter todos os aspectos ouvidos e entender as demandas que ainda faltam ser preenchidas”, disse a vereadora Manu Vieira no início da reunião.
O secretário adjunto da SMPU Ivan Couto afirma que, embora haja situações pontuais referentes à superlotação dos veículos, a percepção do usuário sobre a quantidade de pessoas que um ônibus pode comportar de uma única vez mudou com a pandemia. “A primeira retomada do transporte coletivo aconteceu com a utilização de 40% do espaço do ônibus, ou seja, nem todos os assentos eram ocupados. Isso gradativamente foi aumentando e hoje já está autorizado o uso de 100%. Isso acaba criando no usuário uma percepção diferente. Os coletivos possuem câmeras e muitas dessas situações em que são relatadas superlotação, quando a gente vai analisar, a gente identifica que o ônibus não estava superlotado”, esclarece.
O secretário adjunto Ivan Couto destaca que está sendo realizada pela Secretaria uma auditoria que analisa a situação prévia, durante e futura da pandemia no transporte coletivo, com o objetivo de entender o comportamento do setor para ajudar na organização de retomada da cidade. A expectativa é apresentar o resultado do estudo na primeira quinzena de outubro.
Também foi destacada no encontro, além da contínua retomada das linhas até o dia 25 de setembro, a implementação de mil novas linhas e de horários noturnos semanais e aos fins de semana, além do planejamento da SMPU de ampliar os corredores exclusivos para ônibus, facilitando a circulação do transporte pela cidade.
Novos horários para a madrugada serão implementados através de um novo formato de Madrugadão que está sendo estudado pela Secretaria.
Outra maneira de ajudar os munícipes na utilização do transporte coletivo em Florianópolis, segundo reiterado pelos participantes da reunião, é o uso do aplicativo Floripa no Ponto, que fornece informações como previsão de embarque, sugestão de linha e avisos de horários.
“Eu acredito que a gente está fazendo essa construção justamente porque a gente entende que mobilidade é uma dor da cidade, e que a gente precisa tornar o transporte coletivo a opção das pessoas”, disse a vereadora Manu Vieira.
Ao final do encontro, a parlamentar incitou a realização de uma nova reunião no início de novembro para se ter uma visão assertiva da situação do transporte coletivo em Florianópolis, que ajude principalmente o comércio a se organizar para a temporada de verão.
(CMF, 17/09/2021)