30 ago Passaporte estimula vacinação entre mais jovens, diz Prefeitura de Florianópolis
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 28/08/2021)
Apesar da forte reação das entidades empresariais, não há sinais de recuo da prefeitura sobre a proposta de implantação de um “passaporte da vacinação” em bares, hotéis e atividades de grande fluxo de pessoas, a grande polêmica da semana em Florianópolis.
Além do entendimento de que há tempo para conversar com os setores envolvidos e definir regras claras antes da temporada de verão, a prefeitura acredita que a ideia vai estimular a imunização entre os mais jovens.
Segundo o secretário-adjunto da Saúde, Luciano Formighieri, isso inclusive já aconteceu na quinta-feira, quando 16.353 pessoas foram vacinadas, sendo 36,5% da faixa de 18 e 19 anos.
“Não tenho dúvidas de que o anúncio do passaporte estimulou muitos a procurar a vacina. A proposta de busca dos que não estavam vacinados é muito maior”, disse.
“Continuo defendendo vacina e a saúde daqueles que desejaram ser vacinados, apesar da crítica de alguns empresários que não conseguem ver que será a vacina a garantir a verdadeira retomada econômica. Já fui refém da popularidade. Isso antes de perder 1023 pessoas pra Covid”, alfinetou Gean Loureiro.