Entidades de Florianópolis pedem homenagem a Olga Brasil; e não a Marielle Franco

Entidades de Florianópolis pedem homenagem a Olga Brasil; e não a Marielle Franco

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 05/08/2021)

Documento encaminhado nesta quarta-feira (4) aos vereadores da Capital pelo Movimento Floripa Sustentável, assinado por 47 entidades e 96 pessoas físicas, manifesta apoio ao projeto do vereador Dalmo Meneses (DEM) que dá o nome de Professora Olga Brasil da Luz ao trecho do canteiro central da Avenida Hercílio Luz entre as ruas Anita Garibaldi e Antônio Luz.

A iniciativa é contraponto à proposta da petista Carla Ayres, que pretende fazer uma homenagem a Marielle Franco, vereadora do Psol assassinada no Rio em 2018.

Segundo o grupo, “o ato de denominar vias, praças, logradouros públicos é de incontestável relevância” e deve enaltecer e reverenciar o patrimônio histórico e cultural de Florianópolis, além de eternizar para “as futuras gerações o reconhecimento de homens e mulheres notáveis que escreveram uma importante página da nossa história”.

Os signatários do documento defendem que sejam homenageados quem “de fato são merecedores da homenagem pública e da salvaguarda da memória coletiva do povo”.

Olga da Luz nasceu em Florianópolis em 16 de fevereiro de 1924 Atuou como educadora, ativista das causas sociais e teve importante participação política. Ela foi a primeira mulher eleita a assumir como vereadora na Capital, em 14 de novembro de 1960. Morreu aos 83 anos.